Nanotecnologias de ponta para diagnosticar o câncer.

O projeto NAMDIATREAM (Nanotechnological Toolkits for Multi-Modal Disease Diagnostics and Treatment Monitoring), financiado pela União Europeia (UE), visa contribuir para a melhoria da detecção precoce do câncer, com a ajuda de técnicas baseadas nas nanotecnologias. O câncer mata, anualmente, 1,7 milhão de pessoas na UE. Cerca de 3,2 milhões de novos casos são identificados por ano.

A equipe do projeto, dirigida pelo Trinity College de Dublin, na Irlanda, desenvolveu um conjunto de instrumentos, baseados nas nanotecnologias, a fim de permitir a detecção precoce. O kit compreende a detecção e o imagiamento de biomarcadores ligados aos tipos mais comuns de câncer e sua propagação às outras partes do corpo humano.

O kit é composto de um conjunto de nanopartículas reativas e de chips de diagnóstico, podendo ser utilizados para visualizar as propriedades fotoluminescentes, magnéticas específicas e outras propriedades ópticas únicas para diagnosticar os biomarcadores do câncer.

Os reagentes que contêm nanomateriais são, por exemplo, misturados a amostras de tecidos do paciente. Os pesquisadores podem, então, usando tecnologias de imagiamento de ponta, visualizar a distribuição particular dos nanomateriais nas amostras, o que permitirá a identificação de biomarcadores cancerosos.

A mesma técnica pode igualmente ser utilizada para avaliar a progressão da doença durante as intervenções cirúrgicas, a heterogeneidade do tumor pela irradiação seletiva ou a cinética de destruição das células do câncer, durante o tratamento do mesmo.

O kit NAMDIATREAM é portátil e pode, assim, ser utilizado em diferentes contextos, clínicos ou de pesquisa, ou nos hospitais. Além disto, esta técnica funciona com volumes de amostra da ordem do microlitro, o que permite reduzir a propagação e o custo do procedimento.

Projeto NAMDIATREAM: nova esperança contra o câncer.

Créditos: UTMB.

As empresas de dispositivos de diagnóstico médico e por imagem envolvidas no consórcio e os parceiros clínicos e universitários esperam que os resultados do NAMDIATREAM venham a fornecer uma base sólida para a melhoria dos tratamentos contra o câncer.

O projeto envolve 22 parceiros da Irlanda, Espanha, Áustria, Alemanha, França Itália, Bélgica, Reino Unido e da Suíça.

O consórcio informou que o desenvolvimento do dispositivo e a validação do kit de ferramentas estavam à frente do calendário, com novos protótipos de sondas de diagnóstico e de novos sistemas de amostras clínicas testadas, ex vivo, em pacientes atingidos pelo câncer e modelos animais de laboratório.

Testes de comparação entre abordagens anteriores e aquelas atualmente disponíveis demonstraram que as novas ferramentas de detecção do câncer do NAMDIATREAM são realistas e podem vir a ter impacto socioeconômico profundo na prática do diagnóstico.

O projeto NAMDIATREAM aumentou consideravelmente sua visibilidade, graças à numerosas apresentações científicas internacionais, um novo portal na Internet e publicações científicas. Fundamentalmente, os objetivos de exploração comercial foram realizados com sucesso, pelo depósito de duas patentes.

Cordis (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Project NAMDIATREAM.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco