portfólio

distinções

bolsas e estagios

mídia e editoria

ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO E PRESIDÊNCIA DE SESSÕES DE CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, ETC.

• Membro da Comissão Executiva Local (Campinas) da 5a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Campinas, SP, 1982.

• Membro da Comissão Executiva do II Simpósio Brasileiro de Química Teórica, Campinas, SP, 1984.

• Organizador da Sessão "Propriedades dos Sólidos Inorgânicos" do Seminário de Química de Sólidos de São Carlos, São Carlos, SP, 1984.

• Presidente da Sessão de Química Inorgânica na 8a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Belo Horizonte, MG, 1985.

• Coordenador da Jornada de Informações em Química de Sólidos de Araraquara, IQ-UNESP, Araraquara, SP, 1987.

• Coordenador da Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Grupos de Trabalho em Química de Materiais Eletrônicos, Campinas, SP, 1987.

• Coordenador do Encontro Informal de Química do Estado Sólido no 7o Encontro Regional de Química da SBQ, Ribeirão Preto, SP, 1987.

• Presidente da Sessão de Química de Sólidos do 7o Encontro Regional de Química da SBQ, Ribeirão Preto, SP, 1987.

• Membro da Comissão Organizadora do 7o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências dos Materiais (CBECIMAT), Campinas, SP, 1988.

• Coordenador do Grupo de Defeitos, Crescimento e Caracterização de Cristais, XIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, SBF, Caxambú, MG, 1990.

• Coordenador do Grupo de Trabalho de Defeitos, Crescimento e Caracterização de Cristais, XIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, SBF, Caxambú, MG, 1991.

• Presidente da Sessão de Química de Sólidos da 14a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Caxambú, MG, 1991.

• Organizador do Workshop "Avaliação do Programa de Química para Materiais Eletrônicos", Instituto de Química, UNICAMP, SP, outubro de 1991.

• Coordenador do Grupo de Trabalho de Defeitos, Crescimento e Caracterização de Cristais, XV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, SBF, Caxambú, 1992.

• Coordenação da Reunião de Avaliação da Área de Química da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na qualidade de Coordenador de Área, 1992.

• Presidente da Sessão Cerâmicas I do Congresso Brasileiro de Engenharia Ciências de Materiais (CBECIMAT), 1992.

• Membro do Comitê Organizador da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, 1993/1994/1995/1996/1997.

• Membro do Comitê Organizador do Primeiro Simpósio Nacional de Vidros, Academia de Ciências do Estado de São Paulo/Academia Brasileira de Ciências, Águas de Lindóia, março 1995.

• Presidente da Sessão Coordenada da Divisão de Química de Materiais da XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Caxambú, maio 1995.

• Organizador da Sessão Extraordinária da Academia Brasileira de Ciências, ABC, realizada em Campinas, SP, sobre o tema : "Materiais Porosos Avançados", novembro de 1995.

• Membro do Comitê Organizador do Segundo Simpósio Nacional de Vidros da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, realizado em Florianópolis, SC, novembro 1996.

• Membro do Local Committee da International Conference on Glass Crystallization, realizado em Florianópolis, SC., novembro de 1996.

• Organizador da Sessão Extraordinária da Academia Brasileira de Ciências, ABC, realizada em Campinas, SP, sobre o tema : "Materiais", novembro de 1996.

• Presidente da Sessão Coordenada da Divisão de Química de Materiais da XX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Poços de Caldas, maio 1997.

• Membro do Comitê Organizador do Terceiro Simpósio Nacional de Vidros, Bonito, MS, a ser realizado em agosto 1998.

• Organizador da Sessão Extraordinária da Academia Brasileira de Ciências, ABC, realizada em Campinas, SP, sobre o tema : "Materiais: Preparação, Caracterização e Propriedades", dezembro 1997.

• Organizador do Workshop satélite na 21ª Reunião Anual da SBQ : "Aplicações de Síncrotron em Química", Campinas, SP, maio 1998.

• Coordenador do Curso : Técnicas Avançadas de Preparação de Materiais, na 21ª Reunião Anual da SBQ, Poços de Caldas, MG, maio 1998.

• Chairman da Sessão de Comunicações Orais do Microsimpósio : Materiais Nanocristalinos: estrutura e propriedades, 9ª Reunião Anual de Usuários do LNLS, Campinas, SP, fevereiro 1999.

• Coordenador da Reunião : Perspectivas de Elaboração de Projeto Temático Sobre Nanomateriais, 9ª Reunião Anual de Usuários do LNLS, Campinas, SP, Fevereiro 1999.

• Chairman da Sessão de Comunicações Orais- Sessão Paralela II : Nanopartículas, 10 Reunião Anual de Usuários do LNLS, Campinas, SP, fevereiro 2000.

• Membro do Scientific Committee of II Brazilian Meeting in Inorganic Chemistry, Florianópolis, Brazil, september 2000.

• Membro do Scientific Committee do evento Frontiers of Polymers and Advanced Materials, Recife , Brasil, Março 2000.