Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XVI - número 385, 20 de dezembro de 2017.

* Especial

Finalizando 2017 !
Na aurora de um novo Ano uma mensagem da Equipe LQES NEWS.

LQES NEWS - Ano XVI - número 384, 15 de dezembro de 2017.

* Em Pauta
# Nanofármaco na luta contra o câncer.
Pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) e do Instituto de Química (IQ) da Unicamp desenvolveram um nanofármaco capaz de auxiliar no tratamento do câncer de próstata e no câncer de bexiga urinária. Ambos os professores fazem parte do Laboratório NanoBioss/SisNano sediado no IQ-Unicamp.

# ABC emite nota sobre ação na UFMG que ameaça democracia.
Veja a posição da Academia Brasileira de Ciências sobre a condução coercitiva de gestores, ex-gestores e docentes da Universidade Federal de Minas Gerais por agentes da Polícia Federal.

# Unesco abre edital de apoio a projetos em química verde.
O programa "Green Chemistry for life" é uma parceria com a União Internacional de Química Pura e Aplicada e a PhosAgro. Interessados têm até 28 de fevereiro de 2018 para submeter projetos.

# Brasil precisa de um projeto de reindustrialização com ênfase em indústria 4.0.
Avaliação foi feita por participantes do primeiro congresso brasileiro sobre o tema, promovido pela Fiesp.

# China lidera os indicadores mundiais de patentes e propriedade intelectual.
A informação é do Centro de Notícias da ONU.

* “As Mined”
# A transistor made of graphene nanoribbons.
Pesquisadores conseguiram produzir nanotransistor a partir de fitas de grafeno que têm apenas alguns átomos de largura.

# The ultimate defense against hackers may be just a few atoms thick.
Pesquisadores descobrem um grande potencial criptográfico em nanomateriais.

# Programmable drug delivery platform combats diseased cells at genetic level.
Novo sistema de administração de fármacos que utiliza uma nanocápsula híbrida sintética e biológica pode gerar uma tecnologia inteligente para o tratamento direcionado de uma variedade de doenças graves a nível genético.

# 3D printed "Living" Tattoo could be next-gen wearable device.
Engenheiros do MIT criaram uma nova tinta a partir de células vivas geneticamente programadas que são projetadas "acender" em resposta a uma variedade de estímulos.

# A 100-fold leap to GigaDalton DNA nanotechnology.
Tijolos de DNA permitem a auto-montagem de nanoestruturas 3-D de 10.000 componentes únicos, promovendo a nanotecnologia de DNA da escala Mega para GigaDalton.

# Wheat gets boost from purified nanotubes.
Estudo de toxicidade mostra o aumento do crescimento de plantas por - e por somente - ação de nanotubos purificados.

# Physicists excited by discovery of new form of matter, excitonium.
Pesquisadores conseguem a primeira medida dos modos coletivos do excitônio e a primeira observação de soft plasmon num material.

LQES NEWS - Ano XVI - número 383, 01 de dezembro de 2017.

* Em Pauta
# A importância da educação para o crescimento econômico.
“Investir na Educação aparenta ser a forma mais eficiente de proporcionar um crescimento econômico estável e perene”, afirma Samy Dana.

# Site mostra que pós-graduação brasileira publica em 485 periódicos predatórios.
Lançado neste mês por três professores, Preda Qualis detecta revistas acadêmicas acusadas de não seguirem padrões científicos. Pelo menos 485 periódicos acusados de recorrer a más práticas editoriais são usados no Brasil por professores, pesquisadores e pós-graduandos, registra o site Preda Qualis, segundo matéria de Maurício Tuffani.

# Fundo bilionário para pesquisa ?
Artigo de Fernando Peregrino, presidente do Confies, para o Jornal do Brasil.

* “As Mined”
# Nanoparticles help with malaria diagnosis - new rapid test in development.
Pesquisadores alemães estão desenvolvendo um novo teste para detectar parasitas da malária no sangue.

# Researchers use CRISPR-Cas9 as a programmable nanoparticle for DNA nanomapping.
Pesquisadores desenvolveram uma nova tecnologia de nanomapeamento que poderia transformar a forma como as mutações genéticas, causadoras de doenças, são diagnosticadas e descobertas.

# Fine felted nanotubes - a new composite material made of carbon nanotubes.
Os nanotubos de carbono (CNT) não podem ser facilmente combinados adequadamente com outros materiais. Quando podem ser combinados, via de regra, podem perder suas propriedades características. Acaba de ser desenvolvido um método alternativo, no qual os CNTs podem ser combinados com outros materiais, conservando suas propriedades.

# Graphene water filter turns whisky clear.
As membranas de óxido de grafeno mostraram-se completamente impermeáveis a todos os solventes, exceto água. No entanto, um estudo publicado na Nature Materials, mostra agora que podemos adaptar as moléculas que passam por essas membranas simplesmente tornando-as ultrafinas.

# Quantum dots mark the spot.
Conectando proteínas pequenas podemos ter a chave para a construção de sondas capazes de fazer imagens biomédicas.