LQES NEWS - Ano XVI - número 364 - 15 de março de 2017.

* Editorial
# Edição número 364. Boletim LQES NEWS completa 16 anos !
Um sonho que criou raízes e que hoje constituiu-se numa importante fonte open acess brasileira de informação de qualidade, divulgação e popularização de C,T&I.

* Em Pauta

# Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC da Regional São Paulo 2016/2020 e 2017/2021.
O evento, que diplomará os jovens cientistas da Regional São Paulo, acontecerá no auditório da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, no dia 23 de março. Este ano, serão dez membros afiliados empossados.

# Nanoestruturas muito antigas fora do tempo e de contexto.
O Universo é cheio de mistérios que colocam em causa nosso conhecimento atual. Fenômenos estranhos podem estimular nossa imaginação e nos conduzir a descobrir horizontes insuspeitos. São eles verdadeiros ? Cabe a você decidir.

# Transplantes : um método para preservar melhor os órgãos.
Cientistas inventaram um método que usa nanopartículas para "descongelar" órgãos doados para transplante sem danificá-los, evitando, assim, a sua perda.

# Prêmio internacional reconhece pesquisador visitante do LNNano por avanços na microscopia eletrônica.
Marin van Heel é laureado pelo Prêmio Wiley em Ciências Biomédicas por sua atuação em criomicroscopia.

# Empresas internacionais vão construir fábrica de chips no interior de SP.
Segundo a Agência Brasil as fábricas serão construídas em Campinas, SP.

* “As Mined”
# New research shows zika can damage the eyes.
Cientistas identificaram outro sintoma do vírus Zika, desta vez o dano causado está ligado à visão.

# CryoEM : a new era.
Visão geral da criomicroscopia eletrônica (cryoEM) onde são descritos, brevemente, seus avanços recentes.

# Reprintable paper becomes a reality.
Pesquisadores criam um novo revestimento para o papel comum que não precisa mais de tinta para a impressão.

# Science converts food waste into tires.
Cientistas desenvolveram uma maneira de converter os restos de seu almoço em pneus para o carro que o levará ao seu restaurante preferido.

# The future of quantum computer.
Veja filme da IBM para conhecer como esta nova possibilidade está ficando cada vez mais concreta.

* Pontos de vista
Artigo de Opinião
# Predatory Publishing as a Rational Response to Poorly Governed Academic Incentives.
"Acabem com o incentivo para esses comportamentos e os publishers predatórios perderão o nicho de mercado ao qual servem”.

Sobre as nanotecnologias...
Entrevista com Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do LQES, para a Revista Arco-UFSM, sobre vários aspectos relacionados com esta plataforma de conhecimento.

LQES NEWS - Ano XVI - número 363 - 01 de março de 2017.

* Em Pauta
# Sirius abre novas perspectivas de pesquisa e eleva o padrão da ciência brasileira.
Previsto para ser inaugurado em 2018, projeto já mobilizou R$ 121 milhões para construção de uma das primeiras fontes de luz síncrotron do planeta. Recursos em caixa mantém cronograma até abril, mas obras não podem atrasar.

# Brasil tem mais de 20 milhões de conexões entre máquinas.
O número deve saltar para 42 milhões em 2020. No mundo todo, até 2025, o total ficará entre 100 milhões e 200 milhões.

# A arte de urinar sem respingos !
Dois pesquisadores americanos estudaram a melhor maneira de urinar sem respingar por toda parte, "em resposta às severas e repetidas críticas de nossas mães e depois de relacionamentos fracassados com as mulheres." Tudo é uma questão de ângulo e distância.

# Novo dispositivo em editais do CNPq exige busca de patentes.
O novo item exigirá do cientista indicar no projeto quais foram as bases pesquisadas e enumerar os depósitos, registros e patentes mais próximas com o seu estudo.

* “As Mined”
# Nanoscience pioneer Mildred Dresselhaus dead at 86.
Os inovadores estudos do professora do MIT sobre nanoestruturas de carbono lhe renderam o título de "Rainha da Ciência do Carbono". Muitos professores brasileiros tiveram a oportunidade de aprimorar seus estudos sobre nanotubos de carbono no laboratório da Profa. Millie.

# Nanoparticle food additive found in candy, gum could alter digestive cell structure and function.
Pesquisadores da Binghamton University e State University of New York, mostraram que a capacidade das células do intestino delgado de absorver nutrientes e atuar como barreira aos agentes patogênicos, é "significativamente diminuída" após exposição crônica à nanopartículas de dióxido de titânio, um aditivo alimentar comum encontrado em tudo, desde goma de mascar até pão.

# Novel nanofiber matrix improves stem cell production.
Uma nova matriz de nanofibras sobre microfibras pode levar a células estaminais de melhor qualidade para o tratamento de doenças e terapias regenerativas.

# Nanocellulose : The next big thing in bioeconomy ?
Embora a nanocelulose tenha sido descoberta no final da década de 1970, foi apenas nos últimos dez anos que ocorreu um aumento dos pedidos de patentes relacionadas a este nanomaterial. Por mais promissores que os materiais nanocelulósicos soem, ainda estamos esperando para ver aplicações concretas se expandirem para a produção em massa.

# Dream of energy-collecting windows is one step closer to reality.
Pesquisadores da Universidade de Minnesota e da Universidade de Milano-Bicocca, graças aos quantum-dots de silício, estão fazendo com que o sonho de janelas que podem eficientemente coletar energia solar esteja a um passo da realidade.

* Pontos de vista
Artigo de Opinião
CRISPR, surrogate licensing, and scientific discovery.
As universidades de pesquisa abandonaram seu foco público ? Matéria da revista Science discute este assunto que põe à prova o papel da universidade.

Taking a green approach to nanotechnology.
Entrevista com James Hutchison, professor de química orgânica, organometálica e de materiais e diretor fundador da Iniciativa Onami Safer Nanomaterials e Nanomanufacturing da Universidade de Oregon.