LQES NEWS - Ano XVI - número 362 - 16 de fevereiro de 2017.

* Em Pauta
# Medidas preventivas.
Estudos apresentam propostas para possíveis impactos de nanoprodutos na saúde humana e no meio ambiente.

# Pré sal já responde por 46% da produção de óleo e gás.
Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram ainda que Brasil bateu recorde de produção em 2016.

# Eletrobras terá transformadores com óleo de babaçu.
A Eletrobras Distribuição Piauí vai utilizar o óleo do coco babaçu como líquido isolante em transformadores de sua rede elétrica, substituindo o tradicional óleo mineral.

# Uma técnica revolucionária para selecionar boas nanopartículas.
Pesquisadores das Universidades de Friburgo e Genebra, em colaboração com o Instituto Adolphe Merkle, desenvolveram um método barato para selecionar rapidamente nanopartículas mais promissoras para a área da biomedicina. Este novo processo permite, além disso, limitar o uso de testes realizados com animais.

* “As Mined”
# Tracing the chemistry of household dust.
Pesquisadores têm encontrado um número cada vez maior de produtos químicos presentes na poeira e tentam entender como os compostos impactam a nossa saúde.

# New solution for making 2D nanomaterials.
Líquidos podem ser usados para aplicar nanomateriais 2D em grandes áreas a baixos custos, permitindo uma variedade de aplicações futuras importantes.

# Nanoparticle fertilizer could contribute to new 'green revolution'.
Pesquisadores relatam uma maneira simples de produzir um fertilizante benigno e mais eficiente que poderia contribuir para uma segunda revolução alimentar.

# First discovery of atomic metallic hydrogen claimed.
Cientistas de Harvard afirmam ter conseguido criar o material mais raro do planeta - o hidrogênio atômico metálico.

# Introducing the little black graphene dress.
Ciência e moda reúnem-se para criar o vestido tecnicamente mais avançado do mundo : Little Black Graphene Dress.

# Scientists determine precise 3-D location, identity of all 23,000 atoms in a nanoparticle.
Pesquisadores mapeiam em detalhes sem precedentes nanopartícula de ferro-platina.

# Full(erene) potential.
A adição de moléculas específicas para "capturar" portadores de carga em polímeros semicondutores provou ser um poderoso método para dominar as propriedades elétricas dos materiais.

* Pontos de vista
Artigo de Opinião
# Origens do produtivismo acadêmico e o caminho do impacto social do conhecimento.
Texto produzido especialmente para o Seminário 50 anos Unicamp, realizado em 2016.

LQES NEWS - Ano XVI - número 361 - 01 de fevereiro de 2017.

* Em Pauta
# Na Unicamp, pós-graduação em química trabalha nas fronteiras da ciência com grande produtividade.
Em entrevista à Sociedade Brasileira de Química, os Acadêmicos Oswaldo Luiz Alves e Anita Jocelyne Marsaioli falam sobre o Instituto de Química da Unicamp. O IQ publica cerca de 300 a 350 artigos por ano, abriga 80 laboratórios e é conceito CAPES 7.

# Alckmin insiste em negar, mas corte na Fapesp viola Constituição de SP.
Governo paulista defende sua sanção de manobra de deputados que retirou R$ 120 milhões do repasse à fundação, destaca a coluna de Maurício Tuffani, no Blog Direto da Ciência. Na manhã de quinta-feira (19/01), a fundação rompeu seu silêncio sobre o assunto ao emitir uma nota oficial de seu conselho superior, na qual afirmou que “continuará dialogando com o Governo de São Paulo e com a Assembleia Legislativa para restabelecer o seu orçamento original, e tomará as providencias necessárias para atingir este objetivo”. Leia na íntegra : Direto da Ciência.

# Mais duro que o diamante e mais resistente que o aço, pesquisadores descobrem que o grapheno é também um supercondutor !
Agora é oficial : o grafeno foi transformado num supercondutor no estado natural, o que significa que a corrente elétrica pode circular através dele sem nenhuma resistência.

# Burocracia consome mais de 30% do tempo dos cientistas, constata pesquisa.
A sondagem, realizada entre novembro e dezembro do ano passado, ouviu 301 pesquisadores brasileiros que coordenam projetos de pesquisa em 34 universidades federais.

* “As Mined”
# Food additive E171 : first findings of oral exposure to titanium dioxide nanoparticles.
Cientistas mostraram, pela primeira vez, que E171 atravessa a barreira intestinal em animais e atinge outras partes do corpo.

# Printing silver ink creates a spectrum of structural colors.
Nanopartículas de prata, presentes em tintas para impressoras a jato de tinta -, quando da impressão em folhas de polímero padronizadas, podem ser uma maneira rápida e barata para fazer selos de segurança para autenticar documentos.

# Chemists cook up new nanomaterial and imaging method.
Nanomateriais podem armazenar vários tipos de coisas, incluindo energia, medicamentos e outras "cargas".

# Disposable biosensors made from newspaper.
O papel, provavelmente, o mais barato e mais amplamente utilizado material flexível e eco-friendly da nossa vida cotidiana, é um substrato promissor para a fabricação de dispositivos flexíveis que vão desde a eletrônica, microfluídica, armazenamento de energia e sensores.

# New biochemical immunology test combines nanoscience with century-old technique.
Uma nova técnica que aumenta a velocidade dos testes médicos combina nanociência de ponta com um fenômeno magnético descoberto há mais de 170 anos.

* Pontos de vista
Artigo de Opinião

# Dê ao público as ferramentas para confiar nos cientistas.
Anita Makri argumenta em artigo na revista Nature que a maneira como a ciência é comunicada nos meios mais populares deixa o público vulnerável à falsas certezas.

# A peek inside the strange world of fake academia.
Inacreditável : um manuscrito foi aceito em 3 horas !