LQES NEWS - Ano V - número 112 - 16 de outubro de 2006.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Germânio abre novas perspectivas para os componentes eletrônicos.
Pesquisadores do Instituto Max-Planck (Alemanha) são responsáveis por este desenvolvimento.

# Pesquisadores americanos prometem : vem aí o bronzeamento sem sol.
Resultados podem ter forte impacto sobre os temidos cânceres de pele.

# Com estudo de genética bacteriana, bioplásticos ganham novo aliado.
Bactérias serão capazes de produzir, além de poliéster, outros bioprodutos.

# E... novamente os nanotubos !
Procedimento permite chegar a nanotubos a partir de nanofios.

# Mudanças climáticas : o metano oceânico tem tudo a ver com isso !
Estudiosos sugerem relação entre as liberações de metano dos oceanos e as mudanças climáticas.

# Financiamento da pesquisa acadêmica americana pelas indústrias entrou em fase de declínio, segundo a National Science Foundation.
Estaria ocorrendo uma ruptura ?

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Cenário das Tecnologias-chave para 2015.
Documento recém lançado pela pasta da Indústria da França faz a prospecção das novas tecnologias de interesse daquele país.

Entrevista
# LQES NEWS entrevista com exclusividade Adalberto Luís Val, Diretor do Instituto de Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

LQES NEWS - Ano V - número 111 - 02 de outubro de 2006.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# INPI iniciou no dia 1° de setembro o registro eletrônico de marcas.
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) iniciou, no dia 1° de setembro, o Sistema Eletrônico de Registro de Marcas. Trata-se de uma notícia alvissareira !

# Vida curta ao lixo radioativo !
Pesquisadores alemães conseguiram procedimento que permite reduzir a longevidade dos rejeitos de usinas nucleares.

# Plásticos podem ter propriedades de condutividade térmica altamente melhoradas.
A base deste desenvolvimento, feito pela empresa japonesa Chuetsu Graphite Works, foi a obtenção de microesferas de grafite, a partir do grafite natural.

# "Nanofaíscas" : objeto de estudo na Alemanha.
Universidades, institutos de pesquisas e empresas estão interessados nos resultados destas pesquisas. O Ministério Federal de Pesquisa da Alemanha financia o projeto.

# A nova medida dos microchips : do tamanho de um grão de arroz !
HP acredita nisto, mas avisa : a comercialização não será feita antes de 2 anos.

# O ouro : da medicina tradicional à medicina moderna.
Riquezas minerais da África do Sul - somadas à medicina tradicional milenar chinesa -, podem ser o ingrediente que faltava para o combate a várias doenças, entre elas a Aids, a malária, o câncer...

# Até que ponto as nanopartículas podem representar riscos ?
Um novo projeto de pesquisa do governo alemão está investigando o efeito das nanopartículas em estágios de pesquisa e desenvolvimento sobre a saúde das pessoas e meio ambiente.

# Sintetizada a molécula mais magnética do mundo.
Dados os primeiros passos rumo ao embrião do disco rígido do amanhã.

# Fabricação de CNT à baixa temperatura para monitores de emissão de campo.
Possibilidade de fabricar filmes de nanotubos à baixa temperatura abre perspectivas para seu depósito sobre substratos de plástico e vidro ampliando suas potencialidades de aplicação.

# Uma "nova vida" para o plástico PET : desenvolvido um novo procedimento de reciclagem.
O método utilizado por pesquisadores japoneses é mais barato e rápido e utiliza radiação microondas.

# 90% de produtores de ciência são do século 20.
Palestra de Evando Mirra no Instituto de Química da Unicamp discute a questão da inovação como base para o desenvolvimento.

* Pontos de Vista

Divulgação
A Nanotecnologia imita a natureza : gecos (parentes das lagartixas) inspiram a concepção de superadesivos.