Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

LQES News anteriores

2020
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003


em foco

hot temas

 

LQES NEWS - Ano XIX - número 445, 16 de maio de 2020.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Projeto Observatório de Interações Nano/Covid-19 (OINaCov).
Conheça o novo Observatório do Portal LQES. Informações sobre o overlapping da Nanotecnologia com o Covid-19. Notícias e Produtos já estão no ar !

# COVID-19 deve ser tratada como uma doença trombótica, afirma médica brasileira.
A pneumologista Elnara Negri, que atua no Hospital das Clínicas da USP e no Sírio-Libanês, defende o uso do anticoagulante heparina para tratar as complicações causadas pelo novo coronavírus.

# Pesquisadores da Unicamp desenvolvem fibra óptica feita de derivado de algas marinhas.
Uma fibra óptica feita de ágar foi produzida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O dispositivo é comestível, biocompatível e biodegradável. E poderá ser usado in vivo para imageamento de estruturas corporais, entrega localizada de luz para fototerapia ou optogenética [por exemplo, a estimulação de neurônios pela luz para estudo de circuitos neuronais] e entrega localizada de medicamentos. Outro uso possível seria a detecção de microrganismos em órgãos específicos – caso em que a sonda, depois de implantada e de atender ao objetivo, seria completamente absorvida pelo organismo.

# USP e Marinha do Brasil se preparam para produzir ventiladores pulmonares.
A previsão é que os primeiros aparelhos possam ser distribuídos nas próximas semanas.

# Medicamento anticoagulante reduz em 70% a infecção de células pelo novo coronavírus.
Testes em laboratório conduzidos por pesquisadores da Unifesp e colaboradores europeus revelam que a heparina modifica o formato da proteína usada pelo SARS-CoV-2 para entrar na célula hospedeira.
cionais, ajuda a passar pela quarentena.


* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# The COVID-19 vaccine : How do we immunize 7 billion people ?
O que acontece depois que desenvolvemos uma vacina eficaz COVID-19 ? Quanto tempo levará para vacinar 7 bilhões de pessoas ? Como fabricamos um volume tão grande de vacina... e quem a receberá primeiro ?

# Nanoscale nights of COVID-19.
Como a disseminação do SARS-CoV-2 provocou o fechamento mundial de laboratórios e instalações de pesquisa, Kostas Kostarelos compartilha suas opiniões sobre o que pode estar acontecendo de errado com o COVID-19 e como a comunidade de nanociências poderia e deveria contribuir.

# How (and why) to talk to business leaders about nanotechnology.
Todos nós que trabalhamos no campo da nanociência sabemos tudo sobre a singularidade da nanoescala. No entanto, agora que os casos de uso da nanotecnologia estão aumentando em praticamente todos os setores da indústria, é essencial dar um passo atrás e lembrar que poucos, no mundo dos negócios, têm uma experiência como a nossa. De fato, muitos empresários e industriais não sabem exatamente o que é a nanotecnologia, como também seus negócios poderiam se beneficiar em muito desses conhecimentos. Aqui temos um grande problema dado que esses tomadores de decisão não apoiarão projetos de nanotecnologia que eles fundamentalmente não entendem. Precisamos enfrentar este desafio e começar a ajudar os líderes empresariais a apreciar o diferencial e o enorme potencial desse campo em rápida evolução.


Divulgação Geral
# How Cryo-EM structural insights accelerate and improve drug Discovery.
Determinar a estrutura de um alvo com seu ligante é fundamental para orientar o desenvolvimento de novas moléculas de drogas. A Cryo-EM está transformando a descoberta de medicamentos, ajudando os pesquisadores a obter insights estruturais em uma ampla gama de alvos biológicos intratáveis.

# Gas nanomedicine : an emerging cutting-edge field.
Vários gases terapêuticos são bastante úteis no tratamento de muitas doenças relacionadas à inflamação, incluindo o câncer. Todavia também apresentam algumas deficiências, como por exemplo, a eficácia limitada da terapia. A nanomedicina gasosa aparece como uma vanguarda emergente dos nanomateriais e da medicina de gases, aumentando a demanda urgente de nanomateriais para tratar dos problemas deste novo tratamento.


* “As Mined”
# Carbon nanotubes pave the way for human breath analysis of lung disease.
A respiração é uma das principais fontes de parâmetros de saúde humana que pode ser usada para prever o estado dos órgãos internos. A composição da respiração exalada é muito complexa e a existência de moléculas marcadoras de doenças pode ser tão baixa quanto uma parte por milhão. Isso significa que o uso da respiração para fins de monitoramento da saúde requer ferramentas altamente sensíveis, com capacidade de reconhecimento de moléculas únicas. Pesquisadores desenvolveram um método para análises rápidas, in loco e ainda precisas da respiração, que não necessitam de preparação especial de amostras de respiração. O método é baseado em uma plataforma de "nariz eletrônico" que utiliza um conjunto de sensores de nanotubos de carbono de parede simples depositados em substratos flexíveis e modificados por diferentes moléculas orgânicas semicondutoras.

# Graphene joins the fight against COVID-19.
Revestimento de grafeno poderia facilitar a esterilização e reutilização das máscaras cirúrgicas ? Segundo uma equipe de pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong (PolyU), a resposta é sim. Liderada por Guijun Li, do departamento de engenharia industrial e de sistemas da PolyU, a equipe desenvolveu um processo de fabricação a laser que deposita algumas camadas de carbono em máscaras de não-tecidos disponíveis comercialmente. O revestimento torna as máscaras super-hidrofóbicas, o que reduz as chances de gotas infecciosas aderirem a elas, enquanto as fortes propriedades de absorção de luz do grafeno tornam possível esterilizá-las com a exposição à luz solar.

# New nanomaterials to remove antibiotics from water.
Pesquisadores sintetizaram novos nanomateriais metal-orgânicos (MOF) para remover com sucesso antibióticos da água.

# Researchers create durable, washable textile coating that can repel viruses.
Máscaras, vestimentas e outros equipamentos de proteção individual (EPI) são essenciais para proteger os profissionais de saúde. No entanto, os tecidos e materiais usados nesses itens podem absorver e transportar vírus e bactérias, espalhando inadvertidamente a doença que os usuários procuravam conter.

# Researchers develop anti-COVID-19 nanocoating surface.
Pesquisadores estão desenvolvendo novos e seguros revestimentos de nanopartículas antivirais que demonstram um potencial significativo na prevenção da infecção ativa das superfícies pelo SARS-CoV-2.

# Nanotechnology-based approaches to testing for COVID-19 infections in high-risk individuals.
Na ausência de vacinas, muitos cientistas argumentam que a melhor abordagem para controlar a disseminação do Vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) seria um meio rápido, barato, confiável e portátil para diagnosticar a infecção por COVID-19. Em particular, a identificação de pacientes com maior risco de mortalidade por COVID-19 (ou seja, aqueles com comorbidades, como distúrbios cardiovasculares ou danos alveolares maciços e insuficiência respiratória progressiva) poderia melhorar significativamente a capacidade dos profissionais de saúde de tomar medidas precoces e minimizar a possibilidade de colapsar centros de atendimento, o que por sua vez salvaria muitas vidas.

# Nanoparticles with quantum dots for restoring monuments.
A fluorescência emitida pelos pontos quânticos do óxido de zinco pode ser usada para determinar a profundidade de penetração de certas substâncias usadas na restauração de edifícios históricos. Pesquisadores da Universidade Pablo de Olavide (Espanha) testaram este fato com amostras coletadas de pedreiras históricas de Cádiz, cujas pedras foram usadas para construir a Prefeitura e a Catedral de Sevilha.


*LQES Cultural
Cultura das Ciências
Late great engineers : Archimedes of Syracuse.
Lembrado principalmente por inventar uma bomba de parafuso rudimentar, há muito mais no polímata grego antigo Arquimedes de Siracusa, o maior cientista da antiguidade, escreve Nick Smith.


LQES NEWS - Ano XIX - número 444, especial - 05 de maio de 2020.

* Em Pauta
Vivencia LQES
# Projeto Observatório de Interações Nano/Covid-19 (OINaCov).
Conheça o novo Observatório do Portal LQES : uma contribuição em tempos de pandemia.


 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco