Janeiro
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XIX - número 461, 16 de dezembro de 2020.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Projeto Observatório de Interações Nano/Covid-19 (OINaCov).
Confira o Observatório do Portal LQES com informações sobre o overlapping da Nanotecnologia com a Covid-19. A rubrica Notícias e Produtos está sempre atualizada. Veja notícias do mês de dezembro !

# Primeira Cátedra do Instituto de Estudos Avançados Senai-Cimatec é de acadêmico.
O vice-presidente da ABC para a região SP, Oswaldo Alves, da Unicamp, ocupa a primeira Cátedra do recém inaugurado IEA.

# Acelerador de partículas brasileiro firma acordo com o CERN.
O CNPEM e o CERN assinam hoje um acordo mútuo de colaboração, que pode ajudar a construir o acelerador de partículas mais avançado do mundo.

# Academia Brasileira de Ciências na pandemia do coronavírus.
Veja todos os webinários realizados pela ABC.

* Pontos de Vista
Artigos de Opinião
# Advances and challenges towards consumerization of nanomaterials.
O Nanodatabase (www.nanodb.dk) é um inventário online de produtos que podem ser comprados na Europa ou pedidos online e enviados para um local europeu que, de acordo com seus fabricantes ou outras partes interessadas, contém nanomateriais. Ele continha um pouco mais de 1.000 produtos quando foi lançado em 2012. Em 1 de novembro de 2020, cientistas do departamento de engenharia ambiental da Universidade Técnica da Dinamarca...

Editoriais
# What will we carry forward from this time ?
Já passamos meses da pandemia COVID-19, com mais ainda por vir. Família, amigos e colegas adoeceram. Reduzimos o acesso aos nossos laboratórios e cancelamos muitas viagens, visitas e conferências. Como resultado, encontramos maneiras de nos adaptarmos e nos conectarmos online. Embora os casos de COVID continuem a aumentar rapidamente em muitas partes do mundo, tem havido notícias promissoras de testes clínicos de vacinas com eventual acesso a elas parecendo provável, bem como um maior conhecimento sobre a prevenção da transmissão e tratamento mais eficaz dos infectados.

Divulgação Geral
# Ancient artefacts found in Tamil Nadu has carbon nanotubes.
A pesquisa revela que os nanotubos de carbono (CNTs) permitiram que os fragmentos de cerâmica sobrevivessem por 2.600 anos.

# New method quickly converts natural gas into solid form for storage.
Engenheiros da Universidade Nacional de Cingapura desenvolveram uma nova maneira de converter o gás natural em uma forma sólida, permitindo armazenamento e transporte mais seguros e fáceis. O processo pode ser feito em apenas 15 minutos com uma mistura de baixa toxicidade.

# China ligou seu “sol artificial”.
Foi anunciado nesta semana pela imprensa estatal chinesa, que um reator nuclear localizado no sudoeste da província de Sichuan, e conhecido popularmente como “sol artificial”.

# How to prevent uncontrolled mixing of chemicals in the Lab.
Para evitar a mistura descontrolada, precisamos separar os materiais incompatíveis.

# DeepMind’s protein-folding AI has solved a 50-year-old grand challenge of biology.
AlphaFold pode prever a forma das proteínas com a largura de um átomo. A descoberta ajudará os cientistas a desenvolver drogas e entender as doenças.

* “As Mined”
# Artificial Chemist 2.0 : Custom quantum dots in less than an hour.
Uma nova tecnologia, chamada Artificial Chemist 2.0, permite que os usuários passem de um pedido de um ponto quântico personalizado para a conclusão do P&D básica e o início da fabricação em menos de uma hora.

# Sheets of carbon nanotubes come in a rainbow of colours.
Pesquisadores de nanomateriais na Finlândia, Estados Unidos e China criaram um atlas de cores para 466 variedades exclusivas de nanotubos de carbono de parede única.

# Nanosensors embedded in living plants detect arsenic.
Os pesquisadores desenvolveram um sensor vivo baseado em planta que pode detectar e monitorar em tempo real os níveis de arsênio, um metal pesado altamente tóxico, no solo.

# A comprehensive review of biosynthesis of inorganic nanomaterials using microorganisms and bacteriophages.
Existem vários métodos para a produção de numerosos nanomateriais inorgânicos envolvendo muitas variáveis experimentais. Entre as inúmeras combinações possíveis, encontrar o melhor par para sintetizar de forma ecologicamente correta tem sido um desafio de longa data para pesquisadores e indústrias.

# Textile electronics for virtual and augmented reality applications.
A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são algumas das tendências de tecnologia multidisciplinar mais "quentes" do momento, integrando computador, vários sensores, imagem gráfica, comunicação, medição e controle de multimídia, inteligência artificial e outras tecnologias. Têxteis eletrônicos interativos fornecerão plataformas adequadas para aplicações VR / AR para fornecer uma gama completa de percepções sensoriais. Nanomateriais condutores intrínsecos, como nanotubos de carbono e nanofios metálicos, bem como dispositivos em nanoescala, como nanogeradores triboelétricos, são essenciais para o desenvolvimento desses têxteis eletrônicos.

# Paper-based graphene biosensor can detect COVID-19 in less than five minutes.
Existem dois componentes para este biossensor : uma plataforma de grafeno para fazer uma leitura elétrica e sondas para detectar a presença de RNA viral.

LQES NEWS - Ano XIX - número 460, 01 de dezembro de 2020.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Projeto Observatório de Interações Nano/Covid-19 (OINaCov).
Confira o Observatório do Portal LQES com informações sobre o overlapping da Nanotecnologia com a Covid-19. A rubrica Notícias e Produtos está sempre atualizada. Veja notícias do mês de novembro !

# Diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) se posiciona contra o racismo.
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) manifesta seu repúdio diante do brutal assassinato de João Alberto Silveira Freitas.

# Governador assegura a integralidade dos recursos da Fapesp em 2021.
Em evento do qual também participava o presidente da Fapesp e Acadêmico Marco Antônio Zago, foi confirmada a decisão.

# “Precisamos de políticas públicas para evitar uma nova pandemia”.
Leia a reportagem de Izabel Santos, de Manaus, publicada em 25/11, que faz parte do Amazônia Sufocada, projeto especial do InfoAmazonia com o apoio do Rainforest Journalism Fund/Pulitzer Center e do Google Journalism Emergency Relief Fund (JERF).

# LEWAS premia pesquisadora brasileira.
Suzana Nunes, professora da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), foi premiada por instituição que objetiva promover mulheres cientistas no setor de energia, sobretudo no Oriente médio.

# Academia Brasileira de Ciências na pandemia do coronavírus.
Veja todos os webinários realizados pela ABC.

* Pontos de Vista
Artigos de Opinião
# What if tropical diseases had as much attention as COVID ?
Como a pandemia de COVID-19 ameaça erodir enormes ganhos contra infecções muito mais devastadoras, procuro saídas de esperança.

# Science and equality of opportunity.
Desde que emiti minha declaração sobre a desigualdade racial como presidente da Academia Nacional de Ciências (NAS) dos Estados Unidos, muitos cientistas me escreveram perguntando como poderiam ajudar a corrigir esta situação.

# Postdoc survey reveals disenchantment with working life.
The second article in a series on Nature’s inaugural survey of postdocs in academia worldwide uncovers a sense of instability among the research precariat.

Editoriais
# Honoring the past, embracing the present, and inspiring the future of materials-based research.
Editorial de Sara E. Skrabalak veiculado na Chemistry of Materials publicada pela American Chemical Society (ACS).

Divulgação Geral
# Periodic table : Scientists propose new way of ordering the elements.
A tabela periódica dos elementos, criada principalmente pelo químico russo Dmitry Mendeleev (1834-1907), completou 150 anos no ano passado. Seria difícil exagerar sua importância como princípio organizador na química - todos os químicos em formação se familiarizam com ela desde os primeiros estágios de sua educação.

# Mastering the art of nanoscale construction to breathe easy and bust fraud.
Uma nova maneira de organizar materiais muito pequenos com controle perfeito pode levar a notas e passaportes mais seguros e a detecção mais rápida de gases nocivos por meio de um uso inteligente da luz.

# Structure of a key coronavirus protein determined.
A proteína E do envelope forma um canal seletivo para cátions e desempenha um papel fundamental na capacidade do vírus de se replicar e estimular a resposta à inflamação da célula hospedeira.

# New process narrows the gap between natural and synthetic materials.
A pele e a cartilagem são fortes e flexíveis - propriedades difíceis de replicar em materiais artificiais. Entretanto, um novo processo de fabricação, desenvolvido por cientistas da EPFL, aproxima os polímeros sintéticos aos naturais.

# Médica veterinária é a primeira mulher negra a vencer competição científica FameLab Brasil.
O evento é realizado pelo British Council e todas as etapas podem ser assistidas pelo canal da organização no YouTube.

* “As Mined”
# Animal-free method predicts nanoparticle toxicity for safer industrial materials.
Pesquisadores desenvolveram um novo método, sem o uso de animais, para prever o efeito tóxico das nanopartículas no pulmão humano. O método visa permitir o desenvolvimento de projetos de materiais industriais mais seguros.

# Synthesizing a vertical 2D layered fused aromatic ladder structure.
Os cientistas projetaram e sintetizaram uma estrutura bidimensional vertical (2D) em camadas) para desenvolver materiais que apresentam excelente desempenho em termos de armazenamento de gás e para a remoção de substâncias tóxicas.

# Stacking 2D materials to reduce computing power consumption.
Cientistas projetaram uma estrutura multi-empilhada baseada em materiais 2D compreendendo uma camada de dissulfeto de tungstênio "imprensada" entre camadas hexagonais de nitreto de boro, que tem potencial para reduzir a complexidade do projeto do circuito e o consumo de energia.

# Researchers find a completely new way to control the conductivity of materials at nanoscale.
A nova abordagem é baseada na exploração de irregularidades "ocultas" no nível atômico, os chamados defeitos anti-Frenkel. Os próprios pesquisadores conseguiram criar esses defeitos, permitindo que um material isolante se tornasse condutor de eletricidade.

# A new understanding of ionic interactions with graphene and water.
As descobertas podem dar uma idéia do design do projeto de tecnologias ambientais por trás dos processos de purificação de água e armazenamento de energia elétrica.

# Carbyne - an unusual form of carbon.
As propriedades optoeletrônicas de vários alótropos de carbono e nanomateriais foram bem estabelecidas, enquanto o carbino, que contém hibridização sp pura, permanece sinteticamente inacessível. Suas propriedades, portanto, têm sido frequentemente extrapoladas a partir de oligômeros bem definidos.

# Wafer-scale single-walled carbon nanotube membranes.
Os cientistas criaram as maiores membranas sem defeitos relatadas até agora, que exploram totalmente as propriedades únicas de transporte de massa dos nanotubos de carbono como canais de fluxo.

* LQES Cultural
# Charles Darwin notebooks 'stolen' from Cambridge University.
Dois dos cadernos de Charles Darwin contendo suas idéias pioneiras sobre evolução e seu famoso esboço da "Árvore da Vida" estão faltando, provavelmente roubados, disse a Biblioteca da Universidade de Cambridge na última terça-feira.

# Electrifying : the story of lighting our homes.
Durante a maior parte da história humana, gerar luz foi uma tarefa prática e trabalhosa. Isso foi até a chegada da eletricidade, que nos iluminou com o toque de um botão. Mas como exatamente essa tecnologia mudou nossa vida cotidiana?