Tumores e pesticidas : estudo revela proximidade.

Segundo uma equipe de pesquisadores de Bordeaux (França), o risco de tumor no cérebro aumenta para trabalhadores agrícolas expostos a um nível elevado de pesticidas e para pessoas que os utilizam em suas hortas.

Publicados na revista Occupational and Environmental Medicine, o universo pesquisado foi de 221 pessoas atingidas por um tumor no cérebro e 442 casos-controle, entre maio de 1999 e abril de 2001. Os indivíduos amostrados vivem na região de Bordeaux, que conta com 125.000 hectares de vinhas, 10.000 agricultores e 18.000 trabalhadores agrícolas (dados de 2000). Os fungicidas representam 80% dos pesticidas empregados.

Os trabalhadores mais expostos - além do risco de contrair tumor, duas vezes maior do que aqueles dos casos-controle -, apresentam igualmente um risco de glioma (1) três vezes maior. Mais de 70% dentre eles foram expostos entre 1965 e 1985. Não foi observado nenhum risco suplementar para as exposições mais baixas. Nessa ocasião foi recomendada a utilização de substâncias inorgânicas (cobre, enxofre), de ditiocarbamatos e de ftalimidas.

Pulverização térrea usada em videiras.

Créditos: EHASL (Colorado State University)

Os resultados são coerentes com aqueles de um outro estudo francês, datado de 1998, segundo o qual a utilização de pesticidas nas vinhas fez aumentar nos agricultores os índices de mortalidade ligados a câncer do cérebro. (2)

Mesmo que os trabalhos mostrem que 8,9% dos doentes utilizam pesticidas nas suas plantas verdes, contra somente 4,1% nos casos-controle, os autores estimam, todavia, que uma replicação de seus resultados é necessária para que se conclua sobre o risco. Por outro lado, os cientistas não conseguiram identificar os agentes em questão (pesticidas, fertilizantes, outras substâncias químicas), causadores das doenças.

(1) Tumor benigno ou maligno do sistema nervoso central, desenvolvido a partir das células gliais.

(2) J.F. Viel, C.B. Pitard et al.,"Brain cancer mortality among french farmers the vineyard pesticide hypothesis", Arch. Environ. Health, volume 5, p. 65-70, 1998.

JDE (www.journaldelenvironnement.net), consultado em 18 de junho, 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: a presente notícia está baseada no trabalho "Brain tumors and exposure to pesticides: a case-control study in southwestern France", de autoria de D. Provost, A. Gruber, L. Pierre, A. Jaffre, V. Loyant, H. Loiseau, A. Vital, P. Brochard and I. Baldi, publicado on-line na revista Occupational & Environmental Medicine, em 30 de maio de 2007.

Nota do Managing Editor: a ilustração não faz parte da matéria original e foi obtida em www.google.com.

Assuntos conexos:

Sistema hormonal de homens e animais pode sofrer interferências de produtos químicos do meio ambiente.

Biopesticidas vão à luta!