Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Biomassa oriunda de madeira e resíduos vegetais pode gerar biocombustível.

Uma equipe de cientistas do Instituto Max Planck de Pesquisa sobre o Carbono (MPI-KoFo), de Mühlheim-sur-la-Ruhr (Alemanha), desenvolveu um novo método que permite "cortar" com relativa facilidade a celulose em seus elementos constitutivos, açúcares. Isso poderá abrir caminho para a produção de matérias-primas e de biocombustíveis a partir de biomassa oriunda de madeiras ou resíduos vegetais, por conseguinte, sem concorrência com os produtos alimentares.

A celulose, molécula orgânica mais freqüente na terra, é o componente principal das células vegetais. Sendo particularmente estável, até o momento era difícil para a indústria separá-la em seus componentes elementares. Uma quantidade importante de energia ficava, assim, inutilizada.





Cadeia de celulose.

Créditos: Geocities.



Roberto Rinaldi, Regina Palkovits e Ferdi Schüth, do MPI-KoFo, conseguiram agora sobrepor esse obstáculo, com a ajuda de um catalisador sólido ácido e de um meio iônico. O procedimento desenvolvido permite cindir de modo seletivo as longas cadeias de celulose em pequenos pedaços, no espaço de algumas horas, e até em menos! Além disso, uma vantagem é que poucos subprodutos são formados, o que reduz o risco de complicações na seqüência do tratamento. O catalisador pode ser recuperado e reutilizado no final da reação.

Num primeiro momento, os pesquisadores colocam a molécula de celulose em uma solução iônica. Trata-se de um sal, líquido à temperatura ambiente, que contém elementos carregados positiva e negativamente. "Essa etapa torna as longas cadeias de celulose acessíveis para as reações químicas seguintes, e a celulose é, assim, susceptível ao ataque por catalisadores sólidos", explica F.Schüth.

A equipe do MPI-KoFo, nesse meio tempo, determinou quais propriedades um catalisador deveria exibir para cindir a celulose. O material deve ser ácido, ou seja: poder doar prótons H+. Deve também dispor de uma grande superfície e de poros de boa dimensão, porque a celulose dissolvida na solução iônica é bastante viscosa, o que complica o transporte das cadeias para o catalisador. "Descobrimos que a resina modificada quimicamente é particularmente bem adaptada à clivagem de cadeias de açúcar da celulose", continua Ferdi Schüth.

Graças a adição de água, as cadeias de açúcares assim encurtadas vão para o fundo, de sorte que é fácil separá-las da solução. Os pesquisadores filtram então a solução e recuperam o catalisador. "A fim de chegar, enfim, aos menores elementos constitutivos da celulose, uma etapa suplementar é necessária, via, por exemplo, utilização de enzimas". Estas recortam as cadeias curtas em moléculas de açúcar isoladas. Esse processo de "desmontagem" - da celulose às moléculas de glicose - é chamado despolimerização.

O novo método permite, entre outros, recortar componentes vegetais bastante estáveis, como a celulose microcristalina e mesmo madeira. "Podemos, assim, dizer que, graças a esse método, a "desmontagem" da madeira em açúcares é possível", comenta F.Schüth.

Esse tratamento da celulose dá lugar a numerosas possibilidades de aplicações. As moléculas de açúcares assim obtidas poderiam ser submetidas a uma fermentação alcoólica e o etanol então produzido como biocombustível, sem concorrer com os produtos alimentares. Restos de madeira ou de palha poderiam servir como matérias-primas. Um trabalho importante de desenvolvimento deve, entretanto, ser feito, antes de se utilizar esse método em grande escala. As soluções iônicas são particularmente muito caras, o que necessita sua reutilização no ciclo de produção, e, por conseguinte, o desenvolvimento de uma abordagem de reciclagem.

Press Release - Instituto Max-Planck, consultado em 02 de outubro, 2008 (Tradução -MIA).


Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia: "Depolymerization of cellulose by solid catalysts in ionic liquids", de autoria de R. Rinaldi, R. Palkovits e F. Schüth foi publicado na revista Angewandte Chemie, volume 47, número 42, p. 8047-8050, 2008 (DOI: 10.1002/anie.200802879).


Assuntos Conexos:

Etanol celulósico.

Etanol celulósico: nos EUA, passa à escala industrial.

Transformando palha de arroz em etanol celulósico.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco