China : ator-chave em ciências de materiais.

Um estudo recente mostrou que a Ásia, e em particular a China, é um ator importante no desenvolvimento das ciências de materiais. Os dados foram extraídos do Global Research Report, publicado pela empresa Thomson Reuters. Os resultados deste estudo mostram que uma parte importante do aumento das publicações na área de ciências de materiais na Ásia se explica pelo trabalho desenvolvido pela China. De fato, o país produziu mais de 55.000 publicações ao longo dos cinco últimos anos, enquanto que, em 1981, produzia menos de 50.

China: destaque em pesquisas com materiais.

Créditos: Jimirae.

Comparativamente, os Estados Unidos produziram 38.198 artigos no mesmo período, mas desde o início dos anos 1980 sua participação mundial nessa área caiu quase pela metade. Um decréscimo similar teve lugar na Europa. Não obstante, ainda que a parte dos Estados Unidos tenha diminuído, os artigos americanos em ciências de materiais são em média ainda citados duas vezes mais frequentemente que os artigos chineses, um indicador pertinente de sua influência e de sua importância, revelou Jonathan Adams, diretor da avaliação da pesquisa da Thomson Reuters.

Porém, Jonathan Adams precisa que, como a experiência criou expertise entre milhares de pesquisadores na Ásia, a diferença em termos do impacto das citações entre a Ásia de um lado e a Europa e América do Norte de outro, começa doravante a ficar cada vez mais apertada.

Thomson Reuters (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Pesquisa científica dá salto na China. Brasil avança entre os BRICs.

A China não deixa por menos: está entre os dez maiores depositantes internacionais de patentes.