NanoBioss inicia suas atividades com Workshop.

NanoBioss é o Laboratório de Síntese de Nanoestruras e Interação com Biossistemas, oriundo da união entre o Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) e o Laboratório de Química Biológica (LQB), ambos do Instituto de Química da Unicamp, os quais, há muitos anos, mantêm extensa colaboração científica. O novo laboratório é coordenado pelo Prof. Oswaldo Luiz Alves (LQES), tendo como vice-coordenador o Prof. Nelson Durán (LQB). Trata-se de um Laboratório-Associado de referência do SisNano (Sistema de Laboratórios em Nanotecnologias), que terá financiamento direto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O início das atividades do NanoBioss foi marcado pela realização do Workshop on Nanobiotechnology, no dia 27 de março de 2013, nas dependências do Instituto de Química da Unicamp.

O Workshop contou com mais de 35 participantes - dentre eles professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação -, ligados às áreas de Química, Biologia, Física e Engenharia, tendo sido organizado pelo Dr. Amauri Jardim de Paula (LQB), com o apôio do INCT-Inomat, FAPESP e CNPq.

Participantes do Workshop on Nanobiotechnology, Unicamp, Campinas.

Créditos: NanoBioss.

O evento foi uma excelente oportunidade para que jovens doutores brasileiros da equipe do NanoBioss apresentassem suas contribuições científicas, juntamente com pesquisadores experientes que atuam em outros países (Índia, Argentina e Chile).

De acordo com o regulamento do SisNano, os Laboratórios Associados, tais como o NanoBioss, deverão dedicar até 15% de suas atividades ao relacionamenro com o setor produtivo, na forma de atividades em P&D e Serviços Técnico-Tecnológicos (STT) de alta complexidade, utilizando não só as expertises de sua equipe e as facilidades laboratoriais e instrumentais existentes, mas também as que serão criadas com o novo financiamento.

Para ver a programação desenvolvida no Workshop, clique aqui.

Assuntos Conexos:

Governo brasileiro cria sistema para integrar pesquisas em nanotecnologia.

MCTI seleciona laboratórios para integrar sistema de nanotecnologia.

Comitê discute estratégias e políticas para nanotecnologia.

LQES NEWS Ano XII - n. 264, 01 de abril de 2013 (OLA).