Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XIV - número 333 - 24 de dezembro de 2015.

Amigos e Aderentes do LQES,

Nossos melhores votos de um Excelente Ano 2016, mais justo, mais ético, mais solidário, mais Brasil. Que a reflexão neste limiar de um Ano Novo, novo, se converta em crenças e atitudes concretas para a mudança, uma boa mudança.

Que ela venha a atingir um maior número de cidadãos e que possamos, todos nós, exercitar nossas potencialidades criativas, viver a paz, o altruísmo, a alteridade e concretizar nossas esperanças.

Boas Festas! Feliz 2016!

Editoria do Portal LQES e do Boletim Eletrônico LQES NEWS.

O LQES NEWS voltará a circular em 16 de janeiro de 2016.

LQES NEWS - Ano XIV - número 332 - 09 de dezembro de 2015.

* Em Pauta
Novidades de CT&I e do LQES

# TWAS : posse dos novos acadêmicos anunciados em 2014.
A cerimônia de posse ocorreu na Academia de Ciências da Áustria, em Viena, durante o 26th General Meeting.

# Bactérias causadoras da infecção hospitalar têm novo inimigo.
Sistema envolvendo óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata entra para o "arsenal".

# Planalto retira mais R$ 481 milhões do MCTI.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é a quarta pasta com maior corte de recursos na nova rodada de contingenciamento de despesas.

# Ciência : Não só para cientistas.
Em artigo publicado no jornal The Guardian, o diretor executivo da Associação Britânica de Ciência, Imran Khan, alerta que a ciência é importante demais para ser deixada apenas aos cientistas.

# Inova Unicamp.
Novas estratégias para atrair mais empresas para perto da universidade.

# Pessimismo na ciência, tecnologia e inovação deve se agravar sem o Código de CT&I.
“Estamos à beira de um colapso e, por isso, estamos apressando a votação do PL nº 77/2015”, diz presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.

# Fazer o máximo dos doutorados.
O número de pessoas com doutorado científico está crescendo rapidamente, mas não existem vagas suficientes na academia para todos eles. Os programas de pós-graduação precisam de uma reforma para atender às necessidades desses pesquisadores, alerta editorial da revista Nature.