LQES NEWS - Ano XIV - número 319, Especial - 22 de julho de 2015.

* Especial - SBPC/Academia Brasileira de Ciências

Realizou-se, no período de 12-18 de julho de 2015, em São Carlos, SP, a 67a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Reunião foi marcada pelo intenso debate de temas importantes não só para a Ciência, Tecnologia e Inovação, como também, para a sociedade brasileira e o desenvolvimento nacional. A Academia Brasileira de Ciências, vem de publicar matérias sobre alguns dos assuntos debatidos, as quais o LQES NEWS Especial não poderia deixar de replicar para a sua audiência, dada a relevância, atualidade e a possibilidade de ensejar novas reflexões.

Oswaldo Luiz Alves, Scientific Editor

* Em Pauta
# IUPAC 2017 e os desafios da química.

# Políticas de inovação na visão das agências de fomento.

# Os desafios da inovação no ensino superior.

LQES NEWS - Ano XIV - número 318 - 18 de julho de 2015.

Novidades de C&T&I e do LQES

# Por que o cientista brasileiro inova pouco ?
Matéria publicada no Valor Econômico destaca alguns problemas que contribuem para a ineficiência.

# Ministro participa da abertura da 67ª Reunião Anual da SBPC e anuncia compromisso de recompor orçamento do sistema de CT&I.
Aldo Rebelo disse que o Governo Federal deve dar prioridade à ciência e à pesquisa na regulamentação dos 50% restantes do Fundo Social do Pré-Sal.

# Acordos na Cúpula do Brics preveem investimentos em CT&I.
Acordo firmado entre os bancos de desenvolvimento dos países do Brics, prevê a cooperação entre as instituições e o Novo Banco de Desenvolvimento, com capital inicial de US$ 50 bilhões.

# Universidades federais repudiam 'corte de verba' para programa de pós-graduação.
Redução de repasses, que chega a 75%, leva instituições a paralisar cursos. Capes fala em readequação de recursos.

# Como o potencial de inovação do Brasil pode se tornar real ?
O artigo traz um diagnóstico das causas que têm impedido os brasileiros de transformar suas vantagens inatas de inovação em iniciativas de categoria mundial.

# NanoTradeShow.
Evento será realizado em São Paulo no mês de outubro de 2015.

LQES NEWS - Ano XIV - número 317 - 01 de julho de 2015.

Novidades de C&T&I e do LQES

# Nanotecnologias : Desenvolvimentos, Oportunidades e Desafios.
Coordenador Científico do LQES ministrará curso no Conselho Regional de Química, em São Paulo.

# Regulamentação de produtos com nanotecnologia divide opinião de pesquisadores.
Audiência pública foi realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados em 25 de junho de 2015.

# Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de junho do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

# Much ado about small things.
The hype over carbon nanotubes has died down, but researchers believe the structures still have potential. Cover Story da revista Chemical, Engineering & News (CE&N) da American Chemical Society "mergulha fundo" na questão da aplicação comercial dos nanotubos.

# Bioquímica sustentável.
Solvay abre um laboratório de biotecnologia no interior de São Paulo.

# Estímulo à PI é base para desenvolver a inovação no Brasil.
Sem inovação, cria-se menos, cresce-se menos e o País não sai do lugar.