LQES NEWS - Ano X - número 213, Especial - 25 de janeiro de 2011.

* Especial

* LQES Cultural

Ano Internacional da Química 2011.

LQES NEWS - Ano X - número 212 - 17 de janeiro de 2011.

* Especial

Top News 2010

2010 foi um ano de muitos novos conhecimentos científicos e tecnológicos. As Nanotecnologias tiveram extraordinário desenvolvimento, tanto nas pesquisas fundamentais quanto em suas aplicações na medicina, energia, eletrônica, materiais, entre outras.

Foi também o ano do grafeno, um dos mais promissores materiais de nosso tempo, cujas propriedades podem vir a mudar ou garantir o crescimento da eletrônica. Tais perspectivas levaram dois pesquisadores russos, trabalhando no Reino Unido, a ser agraciados com o Prêmio Nobel de Física. Muitos apostaram em 2010, certos de que este seria o ano do reconhecimento dos nanotubos de carbono. A Academia Sueca surpreendeu!

Um assunto novamente voltou à cena: a questão da fraude científica, fazendo com que pairasse no meio científico uma pergunta que parece não querer calar: o Publish or Perish estaria induzindo pesquisadores a condutas pouco recomendáveis?

Vimos também o comportamento altruísta de bactérias que, para preservar a espécie, protegem seus "indivíduos" mais fracos, praticando uma espécie de "anti-Darwin". Vimos, ainda, a terapia genética dar passos largos na direção da restauração da visão em ratos. Realmente um grande passo!

Em meio a tudo isto, em 2010 o mundo sentiu os intensos efeitos das mudanças climáticas e um aumento preocupante dos gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente do dióxido de carbono (CO2). Fenômenos climáticos extremos atingiram praticamente todos os continentes.

O Boletim LQES NEWS procurou captar estes acontecimentos, e muitos outros e trazê-los para os seus aderentes em suas 24 edições, veiculadas em 2010.

Esta é a primeira edição de 2011! Com ela trazemos as Top News de 2010. Não temos dúvida de que 2011 também será um ano muito especial para a Ciência, Tecnologia e Inovação, e, particularmente, importante para a Química, que festeja seu Ano Internacional.

Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico do LQES NEWS e LQES Website

# Apareceu o Mickey.

# Sobre sangue, café, óleo e... coletes à prova de bala.

# Silicone no corpo pode produzir eletricidade....

# Uma nova rede de comunicação : o corpo humano.

# Fraud, the h-index, and Pasternak.

# Cura da cegueira : terapia genética restaura visão em camundongos.

# Células solares impressas em papel.

# "Anticorpos" de plástico testados em ratos.

# Material maravilha" é pouco para o grafeno !

# O nascimento das superbactérias.

# Remediação de efluentes de indústrias de nanotubos de carbono.