Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VII - número 158 - 18 de outubro de 2008.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Rede de comunicação securizada por criptografia quântica diz a que veio !
Em Viena é feita a mais espetacular demonstração do funcionamento da nova rede de comunicação.

# O. Shimomura, M. Chalfie e R. Y. Tsien, laureados com o Nobel de Química 2008.
A descoberta, desenvolvimento e utilização da proteína fluorescente verde (GFP) são umas das ferramentas mais importantes da biociência contemporânea, tendo valido o Prêmio aos pesquisadores.

# Biomassa oriunda de madeira e resíduos vegetais pode gerar biocombustível.
Método que permite fracionar a celulose em seus elementos constitutivos, os açúcares, é o responsável pela proeza.

# Papel de um oncogene na divisão das células cancerosas.
Pesquisadores da Universidade de Ruhr-Bochum (Alemanha) dão grande passo na explicação da divisão celular em casos de câncer.

# Para certas nanopartículas, a pele não é obstáculo !
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester (EUA) revelam que nanopartículas podem, sim, atravessar a pele.

# Em Dubai, maior tela LED do mundo com 100 metros de altura.
Esse es-pe-ta-cu-lar meio de comunicação veiculará publicidade, mensagens, arte, enfim, quase tudo o que a imaginação arquitetar.

# Células-tronco made in Brazil.
Grupo da USP produz a primeira linhagem nacional de células tronco embrionárias.

# Simpósio homenageia Prof. Fernando Galembeck.
O evento ocorreu como parte da programação do AutoOrg2008, realizado na cidade de São Pedro, Estado de São Paulo.

* Pontos de Vista

Divulgação
# Intel e IBM prometem : circuitos eletrônicos com espessura inferior a 20 nanômetros !
Um dos caminhos para a realização da promessa vem das nanotecnologias. É aguardar para ver !

* LQES Cultural

# Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, Portugal.
Faça uma visita virtual a esta antiga biblioteca. Sua construção iniciou-se em 1717. A Joanina reúne mais de 200 mil volumes num prédio....

LQES NEWS - Ano VII - número 157 - 02 de outubro de 2008.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Brasil colhe a maior safra de grãos da história.
O Brasil nunca produziu tantos alimentos como na safra atual de grãos (2007/08).

# Telas tácteis permitem acesso ao computador sem necessidade de teclado.
Simples gestos no ar permitem ao usuário dirigir uma tela a seu bel-prazer !

* LQES Cultural
# Visite o Museu de Mineralogia da Escola de Minas da Universidade de Ouro Preto e conheça um pouco da excepcional coleção de minerais da Escola de Minas e as riquezas naturais do Brasil e do exterior.

# Primeiro Congresso Internacional sobre Nanotoxicologia.
A insuficiência atual da pesquisa sobre os efeitos biológicos das nanotecnologias foi tema da discussão realizada em congresso em Zurique, na Suíça.

# Salmonelas : de vilãs a heroínas ?
Modificadas geneticamente, tais bactérias foram tornadas capazes de sintetizar o antígeno de interesse, tornando-o incapaz de causar uma patologia.

# Nanotubos no sistema sangüíneo : tratamento do câncer in vivo !
Pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) utilizaram nanotubos de carbono de parede única (SWNTs) para encaminhar medicamentos contra o câncer através do sistema sangüíneo.

# Grande passo : vacina à base de plantas contra o câncer !
Vacina à base de plantas é capaz de estimular resposta imunitária em certos casos de câncer !

# Novos tipos de sensores. Entra em ação a Nanotecnologia biomimética.
Tudo graças a proteínas engenheiradas com dupla função : reconhecer sinais químicos e traduzi-los em sinais elétricos.

# Fiocruz consegue produzir anti-retroviral Efavirenz.
Fundação vai fabricar no Brasil genérico do medicamento presente no coquetel antiaids, suprindo toda a demanda interna até 2009.

# Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono realiza seu Workshop 2008.
Resultados altamente positivos nos três dias de intensas discussões em Curitiba.

* Pontos de Vista

Divulgação
# Faz-se mister aperfeiçoar a preparação de nanotubos de carbono.
Com este foco, pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá se lançam na procura dos segredos da formação dos nanotubos.