Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano X - número 227, 21 de agosto de 2011.

* LQES Cultural

Ano Internacional da Química
# Quatro Nobéis e jovens promissores se reúnem ao redor da ciência do futuro.
Começaram, na Unicamp, as aulas da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) sobre "Produtos Naturais, Química Medicinal e Síntese Orgânica".

# A sociedade precisa de mais ciência, afirmam Negishi e Schrock.
Prêmios Nobel deixam um importante recado para a sociedade brasileira.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# INPI e CNPq firmam parceria para disseminar a importância da propriedade intelectual.
A integração dos bancos de dados permitirá que a Plataforma Lattes divulgue adequadamente a produção de inovação e propriedade intelectual.

# Despoluição das águas radioativas através de algas.
O método poderá ser empregado para despoluir a usina de Fukushima.

# Nanopartículas de amido no interior de nossas células !
Vacinas, luta contra o câncer... Esperanças !

# Laboratório de bolso.
Descobrir doenças infecciosas poderá, brevemente, se tornar algo simples e rápido.

# Grafeno no espaço.
Segundo a Nasa, o telescópio Spitzer teria detectado a "assinatura" deste "cristal" bidimensional.

# Uma tatuagem para os diabéticos.
Mais um passo na direção da medicina personalizada.

* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# As manchas do leopardo.
Artigo de Luiz Roberto Liza Curi e de Evando Mirra de Paula e Silva, publicado no Valor Econômico.

* Divulgação
# H2O@C60 : molécula de água é "aprisionada" em uma gaiola de carbono.
Químicos japoneses não deixaram por menos e... realizaram a façanha !

LQES NEWS - Ano X - número 226, 02 de agosto de 2011.

* LQES Cultural

Ano Internacional da Química
# Química medicinal : desafios e perspectivas.
Medicina é feita de moléculas : componentes químicos estão por trás de doenças, diagnósticos e tratamentos.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Vale e Petrobras acertam megaprojeto de potássio.
Parceria vai ajudar a diminuir a dependência deste insumo, fundamental para a agricultura brasileira.

# Uma bateria térmica para armazenar energia solar.
Pesquisadores desenvolvem sistema nanoestruturado, capaz de captar, armazenar e liberar energia solar.

# PSA pode ser usado para detectar câncer de mama.
Artigo publicado na revista Analytical Chemistry abre novas possibilidades para a triagem da doença.

# Fotovoltaicos orgânicos crescem em potência.
Alemanha realiza investimentos pesados para tornar esta tecnologia uma realidade industrial.

# China : ator-chave em ciências de materiais.
Segundo a Thomson Reuters, o país já ultrapassa os Estado Unidos em termos de publicação e começa a ameaçar Europa e EUA em termos de citações.

# Nanotubos de peptídeos com diâmetro perfeitamente controlado.
Pesquisadores franceses, utilizando modificações em peptídeos cíclicos, chegaram a este importante desenvolvimento.

* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# Internacionalização e tensões da ciência latino-americana.
Artigo de Pablo Kreimer toca num tabu e nos convida a uma reflexão que foge das superficialidades.

* Biblioteca LQES de Nanotecnologia
# Nanoriscos.
Conheça todas as notícias e artigos sobre este assunto, veiculados pelo Boletim desde 2001.