eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

LQES - 2016

Nanobiotecnologia reúne pesquisadores em simpósio na UFMG.
O evento começará nesta quinta-feira, 01 de dezembro de 2016.

Acadêmicos são agraciados com I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell.
Os Acadêmicos Mayana Zatz, Oswaldo Luiz Alves, Ricardo Gazinelli e Roger Chammas estão entre os vencedores do I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell, cujo propósito é reconhecer e divulgar trabalhos inovadores nas áreas de ciências, educação e saúde pública.

Simpósio FAPESP em comemoração dos 100 anos da ABC.
Com o simpósio Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil a FAPESP comemorará, em 23 de novembro de 2016, os 100 anos da Academia Brasileira de Ciências.

Ipen completa 60 anos em solenidade com autoridades da área de CT&I.
No dia 31 de agosto, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) realizou uma cerimônia para comemorar os seus 60 anos de fundação, no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni do Instituto, com a presença de diversas autoridades.

Curso de Introdução – Nanotecnologia & Nanotoxicologia.
O curso é uma iniciativa do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que ocorrerá no período de 03 a 04 de agosto de 2016 em Campinas-SP.

Citoxicidade de nanomateriais.
Trabalho realizado pelo LQES e LABLEISH (Unicamp) com óxido de grafeno (GO) e nanocompósito de óxido de grafeno com nanopartículas de prata (GOAg) mostram que estes nanomateriais são tóxicos para certos tipos de macrófagos.