eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

LQES - 2015

TWAS : posse dos novos acadêmicos anunciados em 2014.
A cerimônia de posse ocorreu na Academia de Ciências da Áustria, em Viena, durante o 26th General Meeting.

Bactérias causadoras da infecção hospitalar têm novo inimigo.
Sistema envolvendo óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata entra para o "arsenal".

Oswaldo Alves toma posse na Academia Mundial de Ciências (TWAS).
A cerimônia de posse será realizada na Academia de Ciências da Áustria, em Viena, esta semana.

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de junho do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Unicamp participa de projeto europeu para a regulação da nanotecnologia.
NanoBioss é um dos laboratórios credenciados pelo Projeto NanoReg da Comunidade Europeia.

Interações fatais.
O Revista Pesquisa Fapesp destaca pesquisa realizada no INCT-Inomat envolvendo, LQES Unicamp, Secretaria da Pesca do Estado de São Paulo e LNNano. (Leia nota)

Explorando as novas potencialidades do óxido de grafeno.
Artigo assinado por membros no Laboratório NanoBioss/SisNano revela as amplas possibilidades do óxido de grafeno como transportador de fármacos e "scaffold" para interações celulares. (Leia nota)

Nanotecnologias : Desenvolvimentos, Oportunidades e Desafios.
Coordenador Científico do LQES ministrará curso no Conselho Regional de Química, em São Paulo.

Unicamp participa de projeto europeu para a regulação da nanotecnologia.

Novas funcionalidades de derivados do grafeno.
Tese número 50, defendida no LQES, destaca desenvolvimento de aplicações de grafeno e derivados como antimicrobianos, membranas para tratamento de água e proteção contra radiação UV.

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de abril do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Oswaldo Luiz Alves em entrevista.
Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais (SBPMat) destaca atuação de pesquisador da Unicamp.

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de março do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

"Nanotecnologia é impulsionada pelo mercado e pelo conhecimento científico".
Entrevista de Oswaldo Luiz Alves (LQES) e Maria Luisa Leal (ABDI) para o programa CBN Noite Total de 13 de abril de 2015. Quase uma hora e meia de divulgação dos diferentes aspectos das nanotecnologias para o grande público.

Oswaldo Luiz Alves Fellow da Royal Society of Chemistry : repercussões.
Academia Brasileira de Ciências, Jornal da Ciência e Portal UNICAMP.

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de fevereiro do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Pesquisa recentemente publicada pelo LQES é destaque em site de organização americana.
Com o título de "Nanomaterials interact with agricultural pesticides, increasing toxicity to fish", a The Organic Center (EUA) comenta os resultados divulgados na sua seção Hot Science.

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de dezembro do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).