eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

LQES - 2009

Instalado o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia.
Os Fóruns de Competitividade são considerados estratégicos pelo governo brasileiro para apoiar a discussão e encaminhamento de iniciativas e programas segundo as dimensões da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Na direção da avaliação de riscos de nanotubos de carbono.
Pesquisa cooperativa envolvendo vários laboratórios da UNICAMP e UFC obtém resultados importantes sobre o comportamento destes materiais em meio aquático.

Comunidade de nanotubos faz reunião em Niterói.
Três dias de extensas discussões marcaram a realização da reunião conjunta da Rede Nacional de Pesquisas em Nanotubos e o Encontro do INCT de Nanomateriais de Carbono.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) promove conferência sobre nanotecnologias.
A Conferência teve lugar na sede da Organização, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre os potenciais benefícios e riscos das nanotecnologias para o meio ambiente.

Inventores da Unicamp recebem premiação por suas pesquisas.
Oswaldo Luiz Alves, coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido, está entre os premiados.

Nanotubos de carbono funcionalizados são recobertos com nanopartículas de ouro.
Tese defendida no LQES estuda a cinética de crescimento de nanopartículas de ouro funcionalizadas com diferentes moléculas orgânicas e desenvolve protocolo para o recobrimento de nanotubos de carbono usando estas nanopartículas metálicas.

Boletim Nano em Foco : parceria ABDI-LQES.
Notícias de Nanotecnologia sobre que acontece no Brasil e no mundo de interesse dos diferentes setores industriais da economia brasileira.

Revista Pesquisa Fapesp destaca transferência de tecnologia realizada pelo LQES.
Edição de Janeiro de 2009 mostra dois casos de sucesso de transferência de tecnologia para o setor produtivo brasileiro. Um deles envolve aplicação de nanotecnologia ao meio ambiente.