eletrônica e fotônica

EM FOCO

LQES - 2014

Boletim Nano em Foco.
Leia a edição de novembro do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Nanosafe : uma ampla janela para discussão dos riscos das nanotecnologias.
Editor Científico do LQES participa do evento realizado em Grenoble e destaca alguns pontos altos.

Oswaldo Alves é "fellow" da Academia Mundial de Ciências (TWAS).
Resultado foi anunciado no final de outubro em Assembleia da Academia realizada no Sultanato de Omã.

O caderno de laboratório.
Veja matéria sobre o Caderno de Laboratório já publicada no Website LQES e que tem sido reiteradamente solicitada pelos aderentes.

Equipe da FORP promove inovação na odontologia com estudo de nanomateriais.
Nanofios de vanadato de prata decorados com nanopartículas de prata, desenvolvidos no LQES, geram mais uma aplicação.

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de outubro do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de setembro do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Boletim LQES NEWS : tricentésima edição !

Primeira Edição da Revista Eletrônica Inovação destaca tecnologia desenvolvida no LQES.
Membrana com propriedades antibacterianas baseada em óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata tem ampla aplicação industrial.

Missão da Comunidade Europeia visita o Laboratório NanoBioss (IQ-Unicamp).
A Missão teve como objetivo conhecer e avaliar as facilities do laboratório dentro da perspectiva da adesão do MCTI ao programa europeu NanoReg (Regulação da Nanotecnologia).

Glossário LQES.
De A-Z conheça a definição de vários termos que aparecem nas edições do LQES NEWS.

Carreadores Moleculares.
Dissertação desenvolvida no LQES avança no estudo de nanopartículas de sílica visando ação de drug-delivery.

Carbon Dots a partir de açúcar.
Tese defendida no LQES mostra que este novo nanomaterial não provoca hemólise e pode ser internalizado em células.

Vanádio em alta !
Aspectos toxicológicos do vanádio e novas aplicações são foco da discussão em evento internacional e rendem o Best Poster Award a trabalho desenvolvido no LQES.

Lançamento da "Linha do tempo" do grafeno.
Apesar de ter sido rotulado recentemente como o "material maravilhoso" e com amplas possibilidades de impactar fortemente diferentes tecnologias, o grafeno e seus derivados já tem uma longa história. O LQES Website começou a recolher está história de sucesso e potencialidades.

Nanotecnologia no Conselho Regional de Química, São Paulo.
Curso será ministrado pelo Prof. Oswaldo Alves tem por objetivo "apresentar as nanotecnologias como uma nova plataforma industrial, com um adensamento das informações sobre produtos comerciais e eventuais dificuldades com a questão da regulação."

Nova "arma" contra a formação de biofilmes : óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata.
Trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) da Unicamp dão um passo importante no controle de bactérias indesejáveis.

Nanotoxicidade do grafeno e óxido de grafeno.
Trabalho de pesquisadores brasileiros é capa de revista da American Chemical Society.