eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

LQES - 2012

Trabalho realizado no Instituto de Química da Unicamp sobre nanopartículas de prata biogênicas atinge mais de 30.000 downloads.
Segundo o Journal of Nanobiotechnology, o trabalho é o sétimo mais citado na história da revista.

Pesquisas do CIGENANOTOX, sediado no IQ-Unicamp, foram destaque no NANOSAFE 2012.
O evento, um dos mais importantes na temática segurança das nanotecnologias, ocorreu em Grenoble (França), de 13 a 15 de novembro.

Nanotoxicologia - CIGENANOTOX realiza sua 1a. Reunião de Avaliação.
A jornada reuniu no IQ-Unicamp pesquisadores e estudantes de pós-graduação para discutir o progresso dos estudos da interação de nanoestruturas com biossistemas.

Conselho Nacional de Educação - CNE.
Pronunciamento do Prof. Oswaldo Luiz Alves no Seminário de Educação Superior e Inovação realizado em Brasília, DF.

Academia de Ciências do Estado de São Paulo empossa acadêmicos eleitos em 2012.
Coordenador Científico do LQES está entre os empossados.

Quadragésima terceira tese realizada no LQES.
Nanopartículas mesoporosas de sílica com funcionalização antagônica dos poros e superfície pavimentam o caminho para o transporte de moléculas hidrofóbicas.

Avanço da nanotecnologia é tema de debate do Senai-SP na Bienal do Livro.
Palestrantes abordam a importância da união entre o setor produtivo e acadêmico para formação de mão de obra capacitada.

LQES News completa 12 anos !
Mais de 250 edições quinzenais, com periodicidade mantida.

Criado Comitê Interministerial de Nanotecnologias - CIN.
Brasil dá mais um passo na consolidação de seu programa de nanotecnologia.

Norma regula integração de laboratórios ao sistema de nanotecnologia.
A instrução foi publicada do Diário Oficial da União, de 27 de junho de 2012.

Workshop Inomat 2012.
Intensas discussões, compartilhamento de experiências e amplas possibilidades de cooperação marcaram os três dias do evento.

Quadragésima primeira tese defendida no LQES.
Nanotubos de vanadato decorados com nanopartículas de prata mostraram excelente ação frente a diferentes bactérias e foram usados para formular uma nova tinta antibacteriana.

Novos materiais : altíssima qualidade.
A Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalhos com nanotubos de carbono realizados no LQES.