Motores moleculares : avanços importantes !

O biomimetismo é um procedimento que busca reproduzir artificialmente propriedades essenciais de um ou mais sistemas biológicos. Moléculas biológicas ativas e estruturas funcionais podem ser fabricadas em um sistema biomimético que emprega um método de montagem molecular. Tais materiais podem ser usados para a entrega de medicamentos, diagnóstico e tratamento de certas doenças, assim como para a construção de nanosistemas.

Beneficiando-se de auxílio financeiro da CAS (Chinese Academy of Science), da NNSFC (National Nature Science Foundation of China) pesquisadores do laboratório-chave da CAS "Laboratorry of Colloid Interface Science and Chemical Thermodynamics", em colaboração com o Instituto Max Planck (Alemanha), realizaram avanço importante na montagem de um motor molecular. Os resultados foram publicados no periódico Angewandte Chemie International.

Ao longo dos últimos anos, estes pesquisadores conseguiram avanços significativos na construção de uma membrana biomimética, empregando técnicas de "automontagem" e de "camada por camada". Tais membranas biomiméticas têm aplicações potenciais em genética e para a entrega controlada de substâncias medicinais.

Esquema de uma microcápsula modificada de CFoF1/lipídeo e a biosíntese da ATP em função do tempo de reação.

Créditos: Chinese Academy of Science

Da mesma forma, os pesquisadores inovaram com um novo sistema biomimético com a montagem da ATPase FoF1 em microcápsulas lipídicas. As microcápsulas podem servir de receptáculo para a estocagem do trifosfato de adenosina sintético. Utilizando-se esse sistema, torna-se possível estudar a função da ATPase em detalhe, como unidade biomimética. Além disso, o trifosfato de adenosina sintético pode ser liberado das cápsulas para fornecer energia quando solicitada. Conseqüentemente, pode-se dizer que acaba de ser fabricado um microdispositivo de estocagem de energia.

Chinese Academy of Science (CAS), consultado em 27 novembro, 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: informações adicionais podem ser encontradas nos trabalhos originais publicados nos periódicos abaixo:

Angewandte Chemie International, volume 40, pág. 891, 2001

Angewandte Chemie International, volume 46, pág. 2431, 2007

Angewandte Chemie International, volume 46, pág. 6996, 2007

Chemistry - A European Journal, volume 9, pág. 2589, 2003

Chemistry - A European Journal, volume 10, pág. 5848, 2004

Biomaterials, volume 28, pág. 3083, 2007.

Motor molecular ativado por reações redox.

Um nanomotor muito espumante!

Armazenagem de dados em grande escala, via nanoeletrônica.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco