Fibras ópticas poliméricas conseguem taxas de transmissão de 1 Gigabite por segundo !

Dispor em casa de uma rede montada com toda simplicidade e oferecendo uma taxa de 1 Gigabite/segundo, isso, em breve, talvez venha a ser realidade. Pesquisadores da Siemens experimentaram com sucesso a fibra óptica constituída não de vidro, mas de polímero. "O cabo de polímero permite instalações montadas sobre si mesmo", diz Sebastian Randel, chefe do projeto. Contrariamente à fibra óptica de vidro, a polimérica é flexível, fácil de cortar e de inserir nos conectores. "O cabo mede 1 mm de espessura, apresenta uma robustez correta e pode ser cortado com uma simples lâmina de barbear. A fibra óptica de vidro, por sua vez, permite taxas bem maiores, contudo é mais espessa devido sua capa protetora e, se for muito curvada, quebra facilmente. Para cortá-la adequadamente e ligá-la a conectores é necessário o uso de facas de diamante.

Transmissão por Fibras Ópticas Poliméricas.

Créditos: GNT

A demanda por redes domésticas de altíssima taxa de transmissão e fáceis de montar não pára de aumentar, à medida que os serviços correspondentes, como a TV por IP, se desenvolvem. O par de fios de cobre "torcidos" ainda não deu sua última palavra, porque é mais fino e mais flexível que a fibra óptica, mas demanda ferramentas especiais para sua ligação aos conectores, tanto que as redes WiFi têm dificuldade em assegurar a continuidade de serviços de alta taxa de transmissão por muito tempo.

Os pesquisadores da Siemens chegaram a transmitir sinais de TV com taxas de 1 Gigabite por segundo, sobre uma rede-teste de 100 metros de comprimento, assegurando uma transmissão sem artefatos ou irregularidades. Eles escolheram uma técnica que envia vários bits de informação por pulsos luminosos, maior que o método clássico, codificando cada bit em um feixe. Isso permitiu multiplicar por 10 a taxa de transmissão geralmente obtida com esse tipo de fibra.

GNT (www.generation-nt.com), consultado em 26 de junho de 2007 (Tradução - MIA).

Assuntos conexos:

Fibras ópticas que transmitem filmes em segundos!

Fibras ópticas melhoram ainda mais e batem novo recorde: atenuação de 0,151 dB/Km.

Transmissão óptica: quebrado mais um recorde!

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco