Fibras ópticas que transmitem filmes em segundos !

Os holofotes novamente recaem sobre a Hitachi Ltd.(Japão). Desta vez, para "iluminar" a mais recente tecnologia por ela desenvolvida, e que permite quadruplicar a banda passante de uma fibra óptica para atingir 40 Gigabites por segundo. É isso mesmo: 40 Giga por segundo!

Tal proeza pode, assim, autorizar a transmissão de um filme inteiro em um segundo, conforme notifica a empresa.

O ano 2010 é o horizonte vislumbrado pela Hitachi para comercialização de sua tecnologia, a qual permitirá as comunicações interurbanas e no interior de uma zona metropolitana. Trata-se de uma tecnologia que foi melhorada pela utilização das vantagens e desvantagens das ondas ópticas, assim como as diferenças de tempo de sua propagação.

Mas, num primeiro momento, a empresa pensa em introduzir - por volta de 2007 -, uma tecnologia que permitirá duplicar a atual banda passante. Tal tecnologia, acredita a Hitachi, servirá de infra-estrutura para uma sociedade onipresente, na qual cada um teria facilmente acesso à Internet.

Nihon Keizai Shimbun, October 08, 2004. (Tradução/Texto - MIA)