# Chemistry in coronavirus research.
Para apoiar os esforços contínuos de alívio de surtos de coronavírus na China, a ACS Publications selecionou uma edição virtual que fornece acesso gratuito a artigos relacionados ao coronavírus. Esses artigos permanecerão livres para leitura até pelo menos abril de 2020.
# DNA study suggests snakes may be source of coronavirus outbreak.
Um artigo recém-publicado no Journal of Medical Virology está relatando os primeiros resultados de um estudo genético do DNA do novo coronavírus atualmente se espalhando pelo mundo.
# Coronavírus chega ao Brasil, e agora ?
Com primeiro caso confirmado no Brasil, Marcos Boulos e Helena Sato comentam que não há motivo para alarde.
# “We need to buy time for a vaccine against the coronavirus".
Após palestra sobre o atual surto de coronavírus, foram feitas algumas perguntas ao professor da EPFL Marcel Salathé, especialista em epidemiologia digital.
# Escutem a Ciência !
Quarta-feira de cinzas amanheceu com a notícia da chegada do Coronavírus no Brasil.
# Structure of novel coronavirus spike protein solved in just weeks.
A estrutura Cryo-EM da principal proteína do coronavírus pode ajudar a desenvolver vacinas contra o vírus.
# ABC e ANM publicam nota conjunta sobre uso da cloroquina e hidroxicloroquina contra Covid-19.
A Academia Brasileira de Ciências publicou nota conjunta com a Academia Nacional de Medicina sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 (COV-SARS2). Carta assinada em 12/4 pelos presidentes das duas casas, aprovada e discutida pelas respectivas Diretorias, conclui que a experiência já demonstrou que o uso precipitado de um medicamento baseado apenas em resultados preliminares pode trazer consequências graves e irreparáveis.Veja a íntegra da nota aqui.
# Universidades brasileiras se adaptam para responder à pandemia.
Além da realização de pesquisas para acompanhar o avanço do vírus Sars-Cov-2, especialistas de diferentes áreas atuam também para produzir testes, álcool antisséptico, máscaras e ventiladores pulmonares.
# Unicamp divulga nota sobre uso de cloroquina e hidroxicloroquina.
Até o momento, não há evidências científicas sobre eficácia do medicamento contra a Covid-19.
# Cientistas discutem o pós-coronavírus.
Debate promovido pela ABC aborda questões como tratamentos, recessão econômica e mudanças de atitudes sociais.
# Pesquisadores da UFMG alertam para efeitos de presença do novo coronavírus no esgoto.
Nota técnica do INCT ETEs Sustentáveis trata do despejo de carga viral nos rios e recomenda proteção a trabalhadores de estações de tratamento.
# Universidade Johns Hopkins disponibiliza mapa do coronavírus no mundo em tempo real.
Todos os dados coletados e exibidos são disponibilizados gratuitamente, inicialmente por meio do Google Sheets e agora por meio de um repositório GitHub, juntamente com as camadas de recursos do painel, que agora estão incluídas no Esri Living Atlas.
# Lições da pandemia de 1918 mostram que isolamento foi eficaz.
Nos Estados Unidos, durante a gripe espanhola, as primeiras cidades que pararam tiveram as menores taxas de mortes.
# COVID-19 na Amazônia : desafios regionais.
Artigo de Fernando Val e Adalberto Val veiculado pelo Notícias ABC.
# Declaração de 15 Academias do mundo apela por cooperação internacional.
São signatárias Academias de Ciências e Medicina da Alemanha, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, EUA, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Nigéria, Reino Unido, Rússia e Global Young Academy.
# Parceria interacademias pede solidariedade global na pandemia.
IAP (Parceria InterAcademias) reúne mais de 140 Academias de 100 países, as quais representam mais de 30 mil cientistas de excelência de todo o mundo.
# Mensagem do presidente da ABC sobre a pandemia.
Veja a mensagem do presidente da ABC, o físico Luiz Davidovich, sobre a priorização das vidas nessa pandemia de covid-19.
# Projeto da Poli permite construir ventiladores pulmonares 15 vezes mais baratos em tempo recorde.
Expectativa é começar a produzir em três semanas e ter alguns milhares produzidos em cinco semanas para unidades hospitalares; custo estimado é de mil reais, em comparação à média de 15 mil para um ventilador no mercado hoje.
# SBPC e ABC apoiam série de vídeos sobre coronavírus.
Produzida por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a série “Conhecer para Entender” já conta com três vídeos e está disponível na playlist do canal da SBPC no YouTube. Assista e compartilhe !
# Academia Brasileira de Ciências na pandemia do coronavírus...
Veja a seleção da ABC de matérias sobre o tema.
# Coronavirus is what you get when you ignore Science.
Os cientistas são tudo o que nos resta. Reze por eles.
# Em tempo de pandemia de coronavirus...
Editorial de Oswaldo Luiz Alves, Editor Científico e Curador do Portal LQES e do Boletim LQES NEWS.
# Here's how nanoparticles could help us get closer to a treatment for COVID-19.
A idéia de usar nanopartículas vem do fato que o vírus por trás do COVID-19 consiste de uma estrutura de escala semelhante à de suas nanopartículas.
# COVID-19 deve ser tratada como uma doença trombótica, afirma médica brasileira.
A pneumologista Elnara Negri, que atua no Hospital das Clínicas da USP e no Sírio-Libanês, defende o uso do anticoagulante heparina para tratar as complicações causadas pelo novo coronavírus.
# USP e Marinha do Brasil se preparam para produzir ventiladores pulmonares.
A previsão é que os primeiros aparelhos possam ser distribuídos nas próximas semanas.
# Medicamento anticoagulante reduz em 70% a infecção de células pelo novo coronavírus.
Testes em laboratório conduzidos por pesquisadores da Unifesp e colaboradores europeus revelam que a heparina modifica o formato da proteína usada pelo SARS-CoV-2 para entrar na célula hospedeira.
# The COVID-19 vaccine : How do we immunize 7 billion people ?
O que acontece depois que desenvolvemos uma vacina eficaz COVID-19 ? Quanto tempo levará para vacinar 7 bilhões de pessoas ? Como fabricamos um volume tão grande de vacina... e quem a receberá primeiro ?
# Nanoscale nights of COVID-19.
Como a disseminação do SARS-CoV-2 provocou o fechamento mundial de laboratórios e instalações de pesquisa, Kostas Kostarelos compartilha suas opiniões sobre o que pode estar acontecendo de errado com o COVID-19 e como a comunidade de nanociências poderia e deveria contribuir.
# Graphene joins the fight against COVID-19.
Revestimento de grafeno poderia facilitar a esterilização e reutilização das máscaras cirúrgicas ? Segundo uma equipe de pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong (PolyU), a resposta é sim. Liderada por Guijun Li, do departamento de engenharia industrial e de sistemas da PolyU, a equipe desenvolveu um processo de fabricação a laser que deposita algumas camadas de carbono em máscaras de não-tecidos disponíveis comercialmente. O revestimento torna as máscaras super-hidrofóbicas, o que reduz as chances de gotas infecciosas aderirem a elas, enquanto as fortes propriedades de absorção de luz do grafeno tornam possível esterilizá-las com a exposição à luz solar.
# Researchers develop anti-COVID-19 nanocoating surface.
Pesquisadores estão desenvolvendo novos e seguros revestimentos de nanopartículas antivirais que demonstram um potencial significativo na prevenção da infecção ativa das superfícies pelo SARS-CoV-2.
# Nanotechnology-based approaches to testing for COVID-19 infections in high-risk individuals.
Na ausência de vacinas, muitos cientistas argumentam que a melhor abordagem para controlar a disseminação do Vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) seria um meio rápido, barato, confiável e portátil para diagnosticar a infecção por COVID-19. Em particular, a identificação de pacientes com maior risco de mortalidade por COVID-19 (ou seja, aqueles com comorbidades, como distúrbios cardiovasculares ou danos alveolares maciços e insuficiência respiratória progressiva) poderia melhorar significativamente a capacidade dos profissionais de saúde de tomar medidas precoces e minimizar a possibilidade de colapsar centros de atendimento, o que por sua vez salvaria muitas vidas.
# Potencial vacina brasileira contra COVID-19 começa a ser testada em animais.
Objetivo dos ensaios pré-clínicos é identificar formulação e concentração capazes de induzir uma resposta rápida e duradoura do sistema imunológico de camundongos, para avançar para as próximas etapas de desenvolvimento.
# COVID-19 heightens water problems around the world.
O COVID-19 atrasará indiscutivelmente o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a mais recente tentativa global de melhorar a qualidade de vida de bilhões de pessoas em todo o mundo até 2030.
# Na contramão do governo, brasileiros acreditam mais na ciência.
Pesquisa inédita aponta que, durante a pandemia, 76% dos entrevistados se mostraram mais interessados em ouvir orientações de pesquisadores e cientistas.
# Ferramenta computacional permite selecionar antígenos do coronavírus para criar vacina terapêutica.
Formulação poderia ser usada em pacientes com risco de desenvolver insuficiência respiratória, visando evitar o agravamento do quadro. Metodologia tem sido usada por cientistas da Unifesp e colaboradores internacionais no tratamento da Aids.
# Estudo da Covid-19 faz Brasil criar plataforma no modelo de ciência aberta.
O Brasil lançou na semana passada (20/05) um repositório de preprints motivado pela pesquisa da Covid-19. O EmeRI (Emerging Research Information) foi idealizado para atender à urgência de comunicação de resultados de estudos sobre o novo coronavírus. A iniciativa é uma ação conjunta da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
# Pesquisadores investigam mecanismos que desencadeiam fase inflamatória da COVID-19.
Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias um CEPID da FAPESP na USP de Ribeirão Preto pretendem identificar as estratégias usadas pelas células imunes para combater o novo coronavírus na fase mais grave da doença.
# Medications should be prescribed by doctors, not the president’ : leading Brazilian scientist discusses the pandemic.
Cientistas de todo o país estão lutando contra o sentimento anticientífico ao lado de um rápido aumento nos casos do COVID-19.
# First human trial of COVID-19 vaccine finds it is safe and induces rapid immune response.
A primeira vacina COVID-19 a atingir o ensaio clínico de fase 1 foi considerada segura, bem tolerada e capaz de gerar uma resposta imune contra SARS-CoV-2 em humanos, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista The Lancet. O ensaio aberto em 108 adultos saudáveis demonstraram resultados promissores após 28 dias. Os resultados finais serão avaliados em seis meses. Estudos adicionais são necessários para determinar se a resposta imune que ela provoca efetivamente protege contra a infecção por SARS-CoV-2.
# Scientists in China believe new drug can stop pandemic 'without vaccine'.
Um laboratório chinês está desenvolvendo uma droga que acredita ter o poder de interromper a pandemia do coronavírus.
# Researchers develop experimental rapid COVID-19 test using nanoparticle technique.
Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland (UMSOM) desenvolveram um teste de diagnóstico experimental para COVID-19 que pode detectar visualmente a presença do vírus em 10 minutos.
# New antiviral and antibacterial nanostructured surface.
Pesquisadores descobriram uma maneira de conferir propriedades antivirais e antibacterianas duráveis a uma liga de alumínio usada em hospitais.
# One-step synthesis of new nanomaterials with higher anti-SARS-CoV-2 activity.
O objetivo do novo projeto é usar rotas sínteses "verdes" de novos nanomateriais baseados em nanopartículas de prata com atividade anti-SARS-CoV-2.
# Scientists apply Raman Spectroscopy to COVID-19 testing.
Um dos aspectos mais desafiadores da pandemia do COVID-19 tem sido a falta de testes necessários para detectar e rastrear infecções. Muitos testes usam produtos bioquímicos que podem ser caros e difíceis de produzir. Esses testes podem exigir tempos de resposta longos para os resultados dos testes e podem produzir um número alto de resultados negativos falsos. "Vamos desenvolver um método alternativo baseado nos recentes avanços da física relacionados à interação da luz com a matéria", destaca o Prof. Yacamán da Northern Arizona University.
# Can COVID-19 spread through fecal matter ?
Estudos iniciais mostram evidências de material genético COVID-19 em matéria fecal, entretanto é necessário mais trabalho para determinar se o vírus pode se espalhar através das fezes, de acordo com um novo artigo de revisão de um epidemiologista da Universidade Rice.
# Primeiros experimentos são realizados no Sirius.
Cristais de proteínas de SARS-CoV-2 foram primeiras amostras analisadas.
# Combinar diferentes vacinas poderia ampliar a proteção contra a COVID-19, avaliam cientistas.
Duas das candidatas em estágio mais avançado de desenvolvimento começam a ser testadas em voluntários brasileiros. Em seminário on-line, pesquisadores que participam dos ensaios clínicos afirmam que, quanto maior o número de imunizantes aprovados, mais chance a humanidade terá de controlar a doença.
# Pesquisa que encontrou coronavírus no esgoto de Florianópolis pode ajudar a traçar histórico do vírus.
Estudo que encontrou material em coleta de novembro de 2019 comprova que vírus circulava meses antes dos primeiros casos confirmados, dizem pesquisadores.
# Novas coletas mostram presença de Sars-Cov-2 em esgoto.
A média de amostras positivas para o novo coronavírus é de 85% em Niterói, RJ. Este índice se refere às 11 semanas de coletas com resultados disponíveis, entre 15 de abril e 23 de junho.
# COVID-19 and cryo-EM.
A aplicação de métodos cryo-EM para estudar proteínas SARS-CoV-2 fornece uma demonstração convincente do poder da microscopia cryo-EM no arsenal da biologia estrutural.
# Scientists present case for airborne spread of COVID-19.
Um novo comentário publicado na revista Clinical Infectious Diseases, e co-assinado por 239 cientistas de todo o mundo, está pedindo às autoridades internacionais de saúde que reconheçam que o COVID-19 pode ser transmitido por transmissão aérea. Com base em dados crescentes de estudos de caso com cluster, os cientistas pedem medidas de mitigação maiores para controlar a propagação do vírus no ar em ambientes fechados.
# Who discovered the first vaccine ?
À medida que o mundo luta para desenvolver uma inoculação contra o COVID-19, vale a pena entender a história extraordinária e precoce da técnica.
# Medicamento anticoagulante reduz em 70% a infecção de células do novo coronavírus.
Em entrevista on-line, a professora da Unifesp Helena Nader fala de um estudo internacional sobre um possível novo mecanismo de ação do fármaco heparina no tratamento da COVID-19. Além de combater distúrbios de coagulação que...
# Empresa paulista desenvolve tecido capaz de eliminar o novo coronavírus por contato.
Pesquisadores da empresa paulista Nanox, apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), desenvolveram um tecido com micropartículas de prata e sílica na superfície que demonstrou ser capaz de inativar o coronavírus SARS-CoV-2.
# Descoberta de mecanismo imune envolvido na COVID-19 abre caminho para novo tratamento.
Estudo do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da USP indica que fármaco atualmente usado contra fibrose cística pode ajudar a prevenir complicações da infecção pelo novo coronavírus.
# SP lança base de dados científicos de 75 mil pacientes de Covid-19.
Com o objetivo de subsidiar pesquisas científicas sobre a Covid-19 nas diversas áreas de conhecimento, foi lançado nesta quarta-feira (17/06) o primeiro repositório do Brasil com dados demográficos e exames clínicos e laboratoriais de pacientes que fizeram testes para a Covid-19 em hospitais e laboratórios do Estado de São Paulo.
# Pesquisadores desenvolvem sistema para identificar insuficiência respiratória pela voz.
Além da temperatura, da oxigenação no sangue e da frequência cardíaca, a voz pode se tornar um parâmetro para ajudar a identificar mais rapidamente pacientes com suspeita de COVID-19.
# From literature to medicine.
Vendo a COVID-19 através da obra Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago.
# Novo coronavírus já estava no esgoto de Barcelona um ano antes da pandemia.
Estudo feito pela universidade local detectou o vírus em 12 de março de 2019.
# Toilets could be flush with coronavirus, masks struggle to contain repeated coughs.
Aqui está outro motivo muito bom para lavar as mãos depois de usar as instalações sanitárias. Você deve também usar uma máscara.
# Medical nanotechnology research for COVID-19.
As únicas opções para controlar e lidar com a disseminação do Vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) são meios rápidos, baratos, confiáveis e portáteis de diagnosticar a infecção por COVID-19 (o nome da doença causada por SARS- CoV-2); terapêutica para tratar os infectados; e vacinas para aumentar rapidamente a imunização de grande parte da população global. A crise atual exige uma análise urgente de todas as ferramentas da nanotecnologia disponíveis. Embora as estratégias de nanomedicina estejam sendo usadas para o design dos portadores da vacina, não há outras abordagens de nanotecnologia sendo exploradas o suficiente para combater o atual surto.
# X-rays size up protein structure at the 'heart' of COVID-19 virus.
Uma equipe de pesquisadores dos Laboratórios Nacionais de Oak Ridge e Argonne do Departamento de Energia dos Estados Unidos realizou as primeiras medições de raios-X, na temperatura ambiente, da principal protease do SARS-CoV-2 - a enzima que permite a reprodução do vírus.
# Nanosponges could intercept coronavirus infection.
Nanopartículas envoltas em membranas de células pulmonares humanas e membranas de células imunes humanas podem atrair e neutralizar o vírus SARS-CoV-2 em cultura de células, fazendo com que o vírus perca sua capacidade de sequestrar células hospedeiras e se reproduzir.
# Potencialidades das Universidades e Institutos de Pesquisa Públicos no enfrentamento da COVID-19.
Os autores da matéria Antonio Gomes de Souza Filho (UFC) e Oswaldo Luiz Alves (Unicamp) esperam que essa ação estimule grupos com expertise na área de gestão de informação e de tecnologias a fazer um trabalho amplo e analítico, incluindo a monetarização das ações, para documentar a capacidade de resposta da comunidade científica brasileira frente à uma crise multidimensional como a atual.
# The quest for materials solutions to the coronavirus pandemic.
Cientistas de muitas disciplinas em todo o mundo engavetaram seus planos de pesquisa para que pudessem contribuir com os esforços para conter a disseminação do COVID-19 ou ajudar nas crises médicas que ele criou.
# Trabalho excessivo em casa pode implicar riscos para a saúde.
Má postura, móveis adaptados, iluminação inadequada e ficar muito tempo à frente do computador podem causar lesões, diz o ortopedista Dennis Barbosa.
# Indústria não acompanha aumento de demanda gerado pela Covid-19.
A falta de competitividade frente à concorrência externa, causada principalmente pelos altos custos com logística, tributos e energia, foram determinantes para que a indústria nacional não se beneficiasse do aumento da demanda por produtos químicos durante o segundo trimestre deste ano.
# Nanoscale research exposes new vulnerability for SARS-CoV-2.
Pesquisadores da Northwestern University descobriram uma nova vulnerabilidade na infame proteína spike do novo coronavírus, levando a uma via de tratamento potencial relativamente simples.
# How chemistry is helping in the fight against Coronavirus.
A química, como muitos outros setores, foi duramente atingida pela queda da demanda e um futuro incerto; no entanto, e graças aos esforços de muitos, está desempenhando um papel fundamental nessa luta global contra a Covid-19.
# What is “DNA origami” and how does it help develop vaccines ?
Origami de DNA é uma técnica pela qual o DNA pode ser dobrado em estruturas 2D e 3D em nanoescala. Em 2016, os pesquisadores do MIT usaram essa técnica para desenvolver um algoritmo que poderia projetar e construir automaticamente formas arbitrárias de vírus 3D, permitindo anexar uma variedade de moléculas, como antígenos virais, em locais específicos do DNA. Os pesquisadores projetaram partículas semelhantes ao HIV que provocaram uma forte resposta imune das células imunológicas humanas cultivadas em laboratório e, recentemente, eles trocaram os antígenos do HIV por uma proteína encontrada na superfície do vírus SARS-CoV-2 para desenvolver um vírus viável candidato a vacina para COVID-19.
# As nanotecnologias no desenvolvimento da vacina COVID-19.
Desenvolvimento de vacina para a COVID-19 pode levar a opções de conhecimento sem precedentes. Para além da vacina, o meio de administração está também apresentando desafios e opções biotecnológicas. Neste artigo são resumidas questões relacionadas com o desenvolvimento de uma vacina.
# Nanotechnology-based disinfectants and sensors for SARS-CoV-2.
Formulações antimicrobianas e antivirais baseadas em nanotecnologia podem impedir a disseminação viral de SARS-CoV-2, como também, biossensores e plataformas de detecção altamente sensíveis podem contribuir para a detecção e diagnóstico de COVID-19.
# Covid-19 : Unicamp e USP avançam na elaboração de vacina por spray nasal.
Fase de escalonamento de produção teve início na Unicamp e expectativa é que testes em humanos comecem no início de 2021.
# Aprovado crédito de R$ 418,8 milhões para ações de combate ao coronavírus.
Para o relator, Izalci Lucas, pesquisa e desenvolvimento para combate à pandemia são necessários, além da repatriação de brasileiros que se encontravam no exterior no momento da propagação da pandemia.
# Nanotechnology Responses to COVID-19.
Pesquisadores do Instituto de Ciências de Materiais de Madri (ICMM-CSIC), sob a coordenação do professor Eduardo Ruiz-Hitzky, publicou um abrangente Review Article sobre os diferentes aspectos da nanotecnologia no enfrentamento da COVID-19. Destaca-se na publicação, a importância da compreensão do coronavirus, enquanto uma nanopartícula "core-shell", na interação com nanomateriais usados para diagnóstico, terapia, vacinas e sanitização.
# Coronavirus nanoscience : the tiny technologies tackling a global pandemic.
A nanotecnologia tem um histórico impressionante contra vírus e tem sido usada desde o final da década de 1880 para separá-los e identificá-los. Mais recentemente, a nanomedicina foi usada para desenvolver tratamentos para gripe, Zika e HIV. E agora ele se junta à luta contra o vírus COVID-19, o SARS-CoV-2.
# Máscaras e roupas anti-coronavírus funcionam ?
Marcas estão vendendo produtos feitos com materiais que prometem eliminar ou neutralizar o novo coronavírus. Descubra se valem a pena.
# Sistema monitora presença do novo coronavírus no ar.
A empresa é apoiada pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequena Empresa (PIPE) da FAPESP.
# The pandemic could derail a generation of young scientists.
A perda de financiamento, acesso aos laboratórios e oportunidades de publicação mostram que os alunos de doutorado e pós-doutorandos são especialmente vulneráveis. Não é um bom presságio para o futuro.
# Nanotechnology researchers develop a noninvasive Covid-19 breathalyzer.
Pesquisadores desenvolveram um dispositivo protótipo que detectou COVID-19 de forma não invasiva no ar exalado de pacientes infectados.
# Nanoparticle decoys against COVID-19.
Nano "chamarizes" absorvem vírus e citocinas inflamatórias.
# Instituições de Pesquisa : ações em resposta à crise.
O 25o Webinário da ABC terá Antonio Gomes de Souza Filho (UFC), Jerson Lima Silva (UFRJ/Faperj) e Liedi Bernucci (Poli-USP) debatendo as contribuições da ciência brasileira para a sociedade na emergência da pandemia, no dia 13/10, 3af, às 16h. Inscreva-se !
# Covid-19 : Perigos ocultos e, desta vez, somados.
Editor Científico do Boletim LQES NEWS trata da volta ao uso dos banheiros, na retomada das atividades presenciais, que requer cuidados de administradores e autoridades de saúde.
# Negacionismo científico : a produção política e cultural de desinformação.
Antes restrito a grupos articulados em torno de interesses religiosos ou econômicos específicos e aos amantes de teorias da conspiração, o negacionismo científico tem ganhado corações e mentes nos últimos anos por intermédio das redes sociais. Com a chegada da COVID-19, o fenômeno se intensificou e o que era a contracorrente tornou-se, em alguns casos, discurso oficial e política de Estado.
# União Pró-Vacina produz material sobre como lidar com o negacionismo científico.
Orientações de grupo de divulgação científica da USP estão disponíveis no formato de postagens em redes sociais e são baseadas em documento da Organização Mundial da Saúde.
# Covid-19 : como o vírus saltou de morcegos para humanos.
Mudanças climáticas, intervenção humana em áreas preservadas, caça e tráfico de animais silvestres e má condições de higiene em criadouros são fatores que facilitam o aparecimento de novas doenças
# O aprendizado com a pandemia e a ciência no pós-Covid19.
Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, Marcelo Mori e Marimelia Porçonatto dizem que é preciso formar uma rede nacional integrada de enfrentamento a doenças.
# Instituições de Pesquisa : ações em resposta à crise.
Gestores e cientistas de instituições de pesquisa participaram do 25º Webinário da ABC para um debate sobre iniciativas da ciência brasileira contra a pandemia.
# Estudos coordenados pela Unicamp comprovam impacto do modelo de pesquisa em cooperação.
Força-tarefa de combate à Covid-19 resulta em dois trabalhos divulgados na plataforma medRxiv e assinados por 65 e 74 autores, respectivamente.
# Nanotechnology's role in the race to find a Covid-19 vaccine.
Com mais de 200 vacinas em teste para COVID-19, atualmente em andamento em todo o mundo, a nanotecnologia está sendo direcionada para aplicações COVID-19. Nanopartículas e vírus operam na mesma escala e, portanto, existem várias possibilidades nanotecnológicas que estão sendo usadas no desenvolvimento de potenciais vacinas. As nanopartículas são capazes de penetrar na célula através de canais biológicos e podem lá, entregar antígenos. Além de entregar os próprios antígenos, as nanopartículas também podem ser consideradas como fornecedoras de adjuvantes para células.
# USP está entre as 20 instituições que mais publicam sobre Covid no mundo.
Levantamento sobre publicações científicas relacionadas com a covid em todo o mundo mostra a USP na 16ª posição.
# Nanoparticle developed to target “achilles heel” of coronavirus Could be key for effective COVID-19 vaccine.
Mudar a composição de uma proteína específica tem o potencial de neutralizar o vírus. Uma equipe de pesquisa liderada pela Universidade de Buffalo descobriu uma técnica que...
# What will we carry forward from this time ?
Já passamos meses da pandemia COVID-19, com mais ainda por vir. Família, amigos e colegas adoeceram. Reduzimos o acesso aos nossos laboratórios e cancelamos muitas viagens, visitas e conferências. Como resultado, encontramos maneiras de nos adaptarmos e nos conectarmos online. Embora os casos de COVID continuem a aumentar rapidamente em muitas partes do mundo, tem havido notícias promissoras de testes clínicos de vacinas com eventual acesso a elas parecendo provável, bem como um maior conhecimento sobre a prevenção da transmissão e tratamento mais eficaz dos infectados.
# Paper-based graphene biosensor can detect COVID-19 in less than five minutes.
Existem dois componentes para este biossensor : uma plataforma de grafeno para fazer uma leitura elétrica e sondas para detectar a presença de RNA viral.
# “Precisamos de políticas públicas para evitar uma nova pandemia”.
Leia a reportagem de Izabel Santos, de Manaus, publicada em 25/11, que faz parte do Amazônia Sufocada, projeto especial do InfoAmazonia com o apoio do Rainforest Journalism Fund/Pulitzer Center e do Google Journalism Emergency Relief Fund (JERF).
# What if tropical diseases had as much attention as COVID ?
Como a pandemia de COVID-19 ameaça erodir enormes ganhos contra infecções muito mais devastadoras, procuro saídas de esperança.
# Structure of a key coronavirus protein determined.
A proteína E do envelope forma um canal seletivo para cátions e desempenha um papel fundamental na capacidade do vírus de se replicar e estimular a resposta à inflamação da célula hospedeira.