Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VIII - número 172 - 16 de maio de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Produção científica cresce 56% no Brasil.
O Brasil alcançou, em 2008, a 13a posição na classificação mundial de produção científica. Comparando-se a produção brasileira de 2007 e 2008, observa-se um crescimento de 56% !

# O velho efeito fotoelétrico ainda reserva surpresas !
É isso mesmo : sob o efeito de lasers intensos, alguns átomos não se comportam como o esperado.

# Luz do sol pode fazer objetos "andar" na superfície da água.
Nanotubos aquecidos dão uma mãozinha para que o processo se realize.

# Concreto de alta qualidade, mesmo com cimento "nem tanto" !
Nanoaditivos adicionados ao concreto possibilitam uma diminuição da quantidade de cimento : solidez; resistência a fissuras, etc., são mantidas.

# Arranjos de nanotubos de carbono : uma nova geração de cristais fotônicos.
"Pesquisadores gregos e ingleses investigaram as propriedades fotônicas de um arranjo bidimensional de nanotubos de carbono".

# Papel eletrônico : em cena, um novo concorrente.
Pixels contendo reservatório de tinta podem culminar no desenvolvimento de leitores eletrônicos brilhantes, cada vez mais próximos do papel impresso.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Para além dos números...
Texto de Oswaldo Luiz Alves contempla uma reflexão sobre algumas implicações na vida acadêmica ligadas à formação, produtividade e relacionamento com o setor produtivo.

* LQES Cultural
# Museu do Prado, Madri (Espanha).
Faça uma visita virtual e conheça um dos melhores museus do mundo. Se prepare para "quedar" encantado !

LQES NEWS - Ano VIII - número 171 - 02 de maio de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanopartículas no tratamento das toxicomanias.
Na mira da nanotecnologia, gene implicado em numerosas formas de toxicomania.

# Nanoestruturas conferem maior potência às baterias de íon lítio.
Que venham as novas baterias ! Materiais eletrônicos e carros elétricos só terão a ganhar com elas.

# Novo método de obtenção de nanofitas de grafeno : rumo a uma nova e mais rápida eletrônica.
A "abertura" de nanotubos ao longo do comprimento pode tornar possível a fabricação de componentes que impactarão a eletrônica.

# "Chuva delivery", graças a um novo tipo de gelo !
Da tentativa de compreender como se formam, em escala nanométrica, os cristais de gelo nas nuvens, pesquisadores chegaram à "produção" de chuva.

# Micróbios comedores de ferro na Antártida.
Vivem em um ambiente "que é um dos mais inóspitos da Terra : um pedaço de mar que ficou perdido entre o gelo de um glaciar da Antártida e a superfície rochosa do planeta".

# Infravermelho desvenda propriedades de filmes finos à base de nanotubos de carbono.
Trata-se, conforme os cientistas, do primeiro estudo científico do tipo, unindo medidas e cálculos sobre esse sistema.

# DNA dá origem a nanotubos também !
Pesquisadores da Universidade McGill construíram os primeiros exemplos de nanotubos de DNA dotados de uma geometria controlada.

# Transformação do CO2 em energia fóssil menos agressiva ao meio ambiente.
"Em comparação com outras energias fósseis utilizadas pelo Homem, o metano (...) libera menos dióxido de carbono".

* Pontos de Vista

# WDL : a Biblioteca Digital Mundial está na Web.
A cultura mundial, construída ao longo dos tempos, está ao alcance de um clique.