eletrônica e fotônica

EM FOCO

Energia - 2004

Etanol celulósico.
O nome soa estranho, mais o combustível é o mesmo. Mais uma vez o meio ambiente agradece.

Pilhas que se alimentam de pão !
Pão + Bactérias anaeróbicas + fermentação metânica = formação de hidrogênio livre de enxofre.

Alemães vão construir um laser para a região de raios-X.
O laser de "elétrons livres" atuará na faixa de comprimento de onda de 6 a 0,058 nanômetros e será construído junto laboratório síncrotron DESY, em Hamburgo.

Uma alternativa para as baterias de dispositivos implantados : vem aí o regulador cardíaco solar.
Combinação de fibra óptica e célula voltaica - do tamanho de um grão de lentilha -, é a base desse desenvolvimento.

Colóquio do Instituto do Milênio de Materiais Complexos discute o tema Biocombustíveis.
Professor Isaías Macedo, do NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético, da UNICAMP, e ex-Gerente do Centro de Pesquisas da Coopersucar, fala das dificuldades e possibilidades do Brasil no setor.

Um novo "petróleo" no front ?
Começam a aumentar as apostas nos hidratos de carbono, mais conhecidos como clatratos de gás.

Transformação de combustível comum em nanocombustível.
Gás residual de combustível pode ser reduzido 50%, com economia de consumo superior a 20%.

Passados quase 10 anos, o sonho se realiza : cabo supercondutor, resfriado com nitrogênio líquido, já é produto comercial !
Supercondutor, baseado em cobre e bismuto, coloca a Sumitomo como a primeira empresa a comercializar o produto.

Para japoneses, resíduos de madeira transformam-se em fonte de metanol.
Grande empresa e Instituto de Ciência Industrial e de Tecnologia japoneses se unem para fazer disto uma realidade. Idéia : aquecimento e gaseificação da madeira.

Pilhas a combustível de DMFC ganham "fôlego de gato" !
É isso mesmo : a Fujitsu aumentou de 200% o tempo de funcionamento de tais pilhas.

Nafta a partir de resíduos plásticos.
Japão gera 10 milhões de ton/ano de resíduos plásticos : reciclava 2/3 e promete dar conta do restante.