eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Energia - 2008

A bactéria E. coli poderá ser usada para produção de biocombustível de melhor qualidade.
Pesquisadores americanos baseiam essa afirmação em resultados obtidos com uma versão sintética da bactéria.

Três tecnologias de armazenagem embarcada de hidrogênio dizem a que vieram.
Reservatórios para hidrogênio sólido, criogênico e hiperbárico que obtiveram os melhores resultados - visando uso na indústria automobilística -, foram apresentados.

Nanomotores que funcionam à base de fótons ?
O "namoro" entre a nanotecnologia e a nanofotônica evoluiu rapidamente para um "casamento".

Hidrogênio e Energia Solar : uma dupla que promete !
Pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa Aeroespacial anunciam síntese de hidrogênio a partir da energia solar.

Na direção de uma célula solar de baixo custo.
Equipe de pesquisadores chineses se apressa em publicar os resultados de suas pesquisas, que prometem importante avanço na realização de células solares de baixo custo.

Inventada pilha orgânica que funciona com clorofila.
Cientista de Taiwan inventou a primeira bateria à clorofila, capaz de produzir eletricidade em 10 segundos após ter sido mergulhada na água, numa bebida ou mesmo na urina.

Fitas adesivas escondem segredo i-nu-si-ta-do : emitem radiação X !
Triboluminescência reemerge. E promete !

Biomassa oriunda de madeira e resíduos vegetais pode gerar biocombustível.
Método que permite fracionar a celulose em seus elementos constitutivos, os açúcares, é o responsável pela proeza.

"Petróleo verde" quimicamente idêntico ao "Petróleo fóssil".
A Sapphire Energy (EUA) informa ter conseguido obter gasolina à base de algas, com um alto índice de octano, e quimicamente idêntica àquela derivada do petróleo.

Duas descobertas, em energia solar, podem abalar e mudar o mundo.
Os resultados emblemáticos vêm do Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT (EUA) e da Universidade de Monash (Austrália) e estão ligados à performance de pilhas a combustível.

O C60, mais conhecido como fulereno, mostra suas propriedades de estocagem de energia.
Pesquisadores chineses e americanos exploram tal possibilidade usando nanoestruturas de carbono funcionais.

A indústria automobilística corre atrás do calor perdido.
A idéia é aproveitar o calor liberado pelos escapamentos dos veículos.

Célula multijunções possibilita salto na conversão da luz do sol em eletricidade !
O recorde - 37,6% - foi o rendimento obtido por cientistas alemães, no Instituto Fraunhofer (Alemanha).

Em fábrica da GM, telhado fotovoltaico pra ninguém botar defeito !
Que ninguém pense em "teto de zinco quente" : nem tem cabimento ! Mas, sim, nos 85.000 painéis solares que comporão o maior telhado do mundo, no gênero.

A nanotecnologia ajudando na redução do gasto de energia : ferva a água utilizando 30 vezes menos !
Descoberta surpreendente : "recobrir o fundo de um recipiente de metal com uma camada de nanobarras de cobre reduz sensivelmente a quantidade de energia para por a água em ebulição" !

Torrefação : do café à produção de biocombustíveis.
Pesquisadores de Leeds (Grã-Bretanha) dão novo contexto a este conhecido e suave procedimento pirolítico.

Em época de crise energética vale tudo : produção de eletricidade a partir de gases de escapamento de carros !
Pesquisadores do Instituto Fraunhofer (Alemanha) estão em fase adiantada nesta pesquisa.

A procura de novos combustíveis continua : entra em cena o ácido fórmico.
Pesquisadores alemães do Instituto Leibniz, de Rostock, conseguem obter hidrogênio na temperatura ambiente a partir do ácido fórmico.

Fungos : prato preferido para os combustíveis de segunda geração !
A idéia é preparar biocombustíveis a partir de qualquer resíduo vegetal utilizando a grande capacidade enzimática do tricoderma T. Reesei.

Nova pilha a combustível híbrida cabe no "oco" da mão.
Com nada menos que 50 x 30 mm, a micropilha manteve o fluxo de transmissão de vídeo em um celular !

Iluminação revolucionária baseada na tecnologia OLEDs.
Os OLEDs, da OSRAM, permitem a concepção de lâmpadas de mesa incríveis !

Produção sustentável de hidrogênio ? Inspire-se na musa natureza !
Hidrogênio, combustível do futuro, pode ser obtido por imitação da fotossíntese das plantas.

Células solares produzidas com impressoras a jato de tinta.
As perfomances das células solares impressas permitem a deposição de filmes poliméricos sobre grandes superfícies.

Transformando palha de arroz em etanol celulósico.
A novidade vem do Instituto de Pesquisas Nucleares (INER), de Taiwan.

Natureza : fonte de inspiração para células solares do futuro. A nanotecnologia responde presente !
Pesquisadores da Universidade Ludwig-Maximilian (Alemanha) trabalham com a perspectiva da criação de células solares baseadas no exemplo biológico da fotossíntese.

Olhos da borboleta e células solares : qual a analogia ?
A resposta para a eliminação das propriedades refletivas do silício pode estar na construção de nanoestruturas semelhantes àquelas dos olhos das mariposas.

O que você sabe sobre a primeira "cidade verde" chinesa ?
O nome dela é Dongtan. Deverá estar pronta em 2010 !

Carregue seu celular, caminhando !
Gerador colocado sobre a articulação do joelho garante a captura da energia cinética produzida no caminhar.

Primeiros kilowatts em 2008. É a geotermia profunda que se torna realidade !
O calor é proveniente de rochas subterrâneas encontradas na cidade de Soultz-sous-Forêts, Alsácia, França.

Rendimento de células fotovoltaicas pode ser aumentado com solução de dióxido de titânio.
Empresa japonesa acredita em aumento de performance de até 5%.

Rodovia pode ser fonte de calor !
A idéia é recuperar o calor captado pelo asfalto.