eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Energia - 2006

Brasil causa estrondo no mercado de etanol.
País é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar.

Novo tipo de silício pode garantir o crescimento do setor solar fotovoltaico.
A mistura de silício "metalúrgico" com silício de "alta pureza" é a novidade.

Materiais termoplásticos usados na construção de reservatórios para gás natural.
Apresentando grandes vantagens sobre os convencionais, dada sua revolucionária concepção o reservatório pode ser adaptado a automóveis.

Transformar gás carbônico em hidrocarbonetos ? Os químicos garantem !
Começam a aparecer os primeiros resultados do programa europeu ELCAT - Electro Catalytic Gas Phase Conversion of CO2 in Confined Catalysts.

Fusão controlada : vencida uma etapa decisiva.
A Agência Japonesa de Energia Nuclear anunciou ter mantido a descarga de um plasma por 1000 segundos !

Sol e pilhas : combinação mais que frutífera !
A redução do custo da conversão da energia solar em eletricidade e o aumento da eficiência da fotoconversão são duas grandes motivações para a pesquisa na área da energia solar.

Eficiência na produção de hidrogênio pode aumentar graças a um novo fotocatalisador.
Nanopartículas de óxido de níquel, suportadas em compostos de tântalo, abrem novas perspectivas para a geração do gás.

Álcool : o Brasil no foco mundial.
Matéria veiculada no Jornal do Commércio, rubrica JC Economia, em 20 de agosto de 2006.

Onda verde.
Editorial publicado no jornal Folha de São Paulo, Secção Opinião, em 15 de junho de 2006.

Laptops ganham mais autonomia. Lançada uma bateria recarregável que dura 50% mais tempo.
Empresa japonesa garante a performance, mas avisa : o preço será o dobro.

Em 2010, os telefones celulares não serão mais os mesmos : funcionarão com pilhas a combustível.
Pesquisadores franceses tiram proveito de uma reação bem conhecida dos químicos para gerar hidrogênio : Borohidreto de sódio + água. Et voilà !

Eletricidade produzida por micróbios.
No "árduo trabalho" de decompor a matéria orgânica, alguns micróbios produzem eletricidade.

Magnésio e água, literalmente, têm a força !
Pesquisadores japoneses desenvolvem motor que gera força de rotação a partir da reação química entre magnésio e água.

Brasil conquista a auto-suficiência em petróleo.
A boa nova dá concretude a um sonho que vem desde os anos 50.

Nanotubos de carbono permitem obtenção de baterias de altíssima performance.
Novo tipo de bateria pode estocar 10 vezes mais energia que as atuais de maior performance.

Vidro converte energia solar em eletricidade.
Energia solar acumulada durante o dia poderá "dar luz" à noite.

Biocombustível é "janela de oportunidade" para o Brasil, aponta socioeconomista.
Texto de Spensy Pimentel, enviado especial ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e a 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, em 05 de março de 2006.

Olho das mariposas : inspiração para novas células solares.
Philips, Innos e Universidade de Southampton (Reino Unido) se unem para trabalhar nesta concepção.

Automóvel a vapor : BMW trabalha nessa linha !
Se a falta de energia é um dos sérios problemas atuais (e futuros) do planeta, que tal, diz a BMW, lançar mão da energia desperdiçada pelos motores à combustão interna ?