Explorando as novas potencialidades do óxido de grafeno.

O óxido de grafeno (GO) tem sido apontado, nos últimos 10 anos, como um material versátil para as mais variadas aplicações, sobretudo aquelas relacionadas com a área de materiais (condutores térmicos e eletrônicos), graças às suas excelentes propriedades de transporte. Entretanto, suas aplicações não se restringem somente a estas áreas. Novas possibilidades têm sido avaliadas no campo das aplicações biológicas relacionadas, especialmente, com a biocompatibilidade e as interações com diferentes tipos de células.

Tendo em vista, este último aspecto, pesquisadores do Laboratório de Síntese de Nanoestruturas e Interações com Biosistemas (mais conhecido, como NanoBioss/Sisnano), sediado do Instituto de Química da Unicamp, acabam de publicar na revista Current Topics in Medicinal Chemistry o trabalho: "Graphene Oxide: A Carrier for Pharmaceuticals and a Scaffold for Cell" (Bentham Sciences Publishers). O texto discute aspectos como a questão da purificação do óxido de grafeno através da eliminação dos debris oxidados que modificam substancialmente sua química de superficie, por exemplo, alterando seu comportamento frente à hemólise. Outro aspecto tratado no artigo é a possibilidade do GO atuar como um sistema de "drug delivery" para entrega de multidrogas visando terapias contra o câncer.

Suspensões estáveis de GO em água abrem enormes possibilidades para seu uso na interação com biosistemas.

Créditos: Nitronix

Os estudos realizados in vitro apontaram que o GO pode promover a adesão, crescimento e diferenciação celular o que pavimenta uma importante via para o seu uso na pesquisa de células-tronco aplicadas à medicina. Finalmente são tratados aspectos relacionados com o "efeito corona" de proteínas o que nos remete diretamente às importantes questões ligadas a presença das bionanointerfaces.

A plataforma NanoBioss/SisNano desenvolve um robusto programa de pesquisas envolvendo novos carbonos (nanotubos de carbono, óxidos de grafeno, carbon-dots, entre outros) envolvendo síntese e interações com biosistemas dentro da perspectiva de avaliação dos riscos e benefícios destes nanomateriais.

Para ter acesso ao artigo (não faz parte da plataforma Periódicos Capes), clique aqui.

Assuntos conexos:

NanoBioss realiza seu primeiro Workshop de Progresso.

LQES NEWS - ISSN 1677-5058 - Ano XIV - n. 306, 09 de fevereiro de 2015 (OLA).