|
COMO REDIGIR TRABALHOS CIENTÍFICOS
Há quem afirme que estudantes de graduação, pós-graduação, jovens pesquisadores e pesquisadores deviam aprender a escrever - o que muito lhes ajudaria no exercício de suas atividades e a ocupar os diferentes cargos, sejam administrativos ou de decisão. Isso é verdade, todavia eles precisam saber escrever corretamente, se pretendem alcançar êxito como pesquisadores e professores. Os requisitos para a redação de trabalhos científicos e técnicos são os mesmos : clareza, inteireza, acuidade, simplicidade. Neste contexto, por conseguinte, a palavra cientista significa cientista e tecnólogo; e a expressão escrito científico abrange escritos científicos e escritos técnicos. Escrever faz parte da Ciência. Não obstante, muitos cientistas e pesquisadores ( e pós-graduandos) deixem de receber treinamento na arte de escrever. Há uma certa ironia no fato de ensinarmos nossos alunos de pós-graduação e jovens pesquisadores a utilizarem instrumentos e técnicas, muitas das quais jamais farão uso em sua vida profissional e, paradoxalmente, não os ensinarmos a escrever, a transmitir os conhecimentos gerados. Escrever é o que eles precisam fazer todos os dias - como estudantes, como administradores, como executivos, como cientistas, tecnológos ou professores. (Texto compilado e adaptado do Prefácio da obra "Os Cientistas Precisam Escrever - Guia de Redação para Cientistas, Engenheiros e Estudantes", de autoria de Robert Barrass, por Oswaldo Luiz Alves). Bibliografia, em português, selecionada sobre o tema:
Bibliografia, em inglês, selecionada sobre o tema :
|
© 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br
sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco