LQES NEWS - Ano XV - número 336 - 15 de fevereiro de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Vírus Zika : em "um ano" ensaio clínico francês para uma vacina.
O grupo farmacêutico francês Sanofi Pasteur anunciou o lançamento de um ensaio clínico para o vírus Zika em 2017, afim de desenvolver uma vacina.

# Oxigênio dá esperança para o grafeno bicamada.
A novidade vem de pesquisadores americanos, chineses e coreanos que introduziram oxigênio no processo de fabricação.

# Projeto ligado à Embrapii obtém pela primeira vez base para superímãs.
O Brasil obteve os primeiros 100 gramas de didímio metálico, elemento para fabricação de superímãs, peças-chave nas turbinas eólicas e carros elétricos e necessários em dispositivos eletrônicos.

# Presidente da SBPC faz palestras na reunião anual da AAAS, em Washington.
No encontro da entidade coirmã, a presidente da SBPC falou sobre a diáspora e mobilidade de cientistas brasileiros, e sobre a evolução da ciência no Brasil.

# Perovskita supercondutora.
Pesquisadores alemães e americanos mostram que, sob uma pressão superior a 110 GPa, o H2S é convertido em um supercondutor numa temperatura de cerca de 200 K.

* “As Mined”
# An interaction between perovskites and quantum dots could improve LED and solar technologies.
Researchers have studied the interaction of two materials, halide perovskite and quantum dots, revealing enormous potential for the development of advanced LEDs and more efficient solar cells.

# Light-induced superconductivity in fullerenes.
Indications of light-induced lossless electricity transmission in fullerenes contribute to the search for superconducting materials for practical applications.

LQES NEWS - Ano XV - número 335 - 01 de fevereiro de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Com apoio da Finep, empresa usa nanotecnologia para eliminar fungos e bactérias de hospitais.
Antimicrobiano composto por nanopartículas de prata e zinco impede a reprodução dos microrganismos. Tecnologia pode contribuir para a diminuição das taxas de infecção hospitalar.

# MCTI recebe primeiros resultados da pesquisa sobre a fosfoetanolamina.
Celso Pansera se encontrou com pesquisadores que conduzem testes antes de lançar o portal de divulgação com todas as informações sobre os estudos com a molécula.

# Fabricado o primeiro "tecido molecular".
"Tecido" em nanoescala o material oferece propriedades excepcionais, que combinam força e flexibilidade.

# Caneta-bolha a laser que escreve com nanopartículas.
Engenheiros da Universidade do Texas em Austin (EUA) desenvolveram uma nova ferramenta, a caneta-bolha a laser que permite, pelo aprisionamento de nanopartículas na bolha, fabricar nano-objetos com uma grande precisão.

* “As Mined”
# For this nanocatalyst reaction, one atom makes a big difference.
Combinando pesquisas experimentais e simulações teóricas, pesquisadores americanos e alemães explicam porque nanoclusters de platina de um tamanho específico facilitam a reação de hidrogenação usada para produzir etano a partir de etileno.

# Nanotechnology at the Museum of Science, Boston.
Visite o Museu de Boston e tenha acesso a vídeos, áudios e um grande número de informações sobre as nanotecnologias. Vale a pena conferir.