Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XV - número 342 - 18 de maio de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Rebaixamento do Ministério da Ciência irrita os pesquisadores brasileiros, há tempos em dificuldades.
Nature repercute a fusão dos ministérios de Ciência e de Comunicações pelo presidente interino Michel Temer - que substitui Dilma Rousseff.

# SBPC e outras 13 instituições enviam manifesto contra fusão do MCTI.
O documento, endereçado ao então vice-presidente Michel Temer, foi enviado nesta quarta-feira (11de maio).

# Fusão de ministérios é confirmada, apesar de desaprovação da comunidade científica.
Pasta unificada entre MCTI e Ministério das Comunicações será comandada por Gilberto Kassab; Marco Antonio Raupp, ex-ministro de CT&I, vai chefiar secretaria para fazer elo com cientistas.

# CNPq divulga resultado do julgamento da Chamada INCTs.
Maior edital da história do CNPq, com R$ 641,8 milhões, Chamada INCTs é destinada a pesquisadores de reconhecida competência e capacidade para liderar projetos complexos.

* “As Mined”
# The philosophy of chemistry... and what it can tell us about life, the universe and everything.
O desenvolvimento da filosofia da química é um campo relativamente jovem e um nicho para a investigação filosófica. Ele levanta questões interessantes e únicas relativas tanto ao tipo de conhecimento adquirido pela ciência, como também, a compreensão de sua própria natureza.

# How nanoparticles flow through the environment.
A compreensão de como as nanopartículas permeiam o meio ambiente merecem ainda muitos estudos. A avaliação dos múltiplos fatores revela um quadro de elevada complexidade.

* Pontos de vista
Artigos de Opinião
# A mercantilização da ciência e o lema “publicar ou perecer” : os interesses que encobrem e suas consequências.
Artigo de Silvana Tuleski, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, aborda a questão da produtividade científica, trazendo para arena a questão da qualidade da pesquisa científica e os impactos sociais e de saúde oriundos da perseguição deste lema.

LQES NEWS - Ano XV - número 341 - 09 de maio de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# ABC comemora seus 100 anos no Museu do Amanhã.
A noite de 3 de maio de 2016 marcou um momento especial na história da Academia Brasileira de Ciências (ABC). No auditório do recém-inaugurado Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi realizada a abertura da Reunião Magna da ABC, em uma edição especial comemorativa do seu centenário.

# Em defesa de uma política de Estado para a ciência, a tecnologia e a inovação.
Em manifesto, SBPC e ABC ressaltam a importância da manutenção dos investimentos em ciência e da preservação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pedem cautela em programas partidários de governo.

# O desprezo brasileiro pelas gerações do futuro.
Academia de Ciências do Estado de São Paulo divulga carta com seu posicionamento sobre a indicação do bispo Marcos Pereira como Ministro da Ciência e Tecnologia, caso Michel Temer assuma o governo.

# Capes define a concessão de bolsas aos cursos de pós-graduação em 2016 - Programas DS, PROSUP, PROEX e PNPD.
Capes informa a quantidade de bolsas para os cursos de pós-graduação para 2016.

* “As Mined”
# Nanoparticles deliver triple-stage anticancer cluster bombs.
Desenvolvido novo sistema para o "delivery" do fármaco cisplatina através de minúsculas nanopartículas criadas para se romper quando atingirem o tumor.

# Delivering nanodrugs to the placenta to support healthier pregnancies.
Encontrada uma maneira de utilizar, seletivamente, fármacos para as situações de mal funcionamento da placenta, sem que haja prejuízo para o feto.

# Viewing a catalytic reaction in action.
Pesquisadores americanos e alemães obtiveram imagens que permitiram resolver o vínculo entre reagentes, produtos intermediários e produtos finais de uma reação química numa superfície complexa.

* LQES Cultural
# Museu do Amanhã.
Conheça este novo museu que faz parte da recuperação da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Não deixe de visitá-lo quando estiver na Cidade Maravilhosa.