MCT estimulará a produção de materiais que são importados.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, anunciou hoje, na posse do novo presidente do CNPq, a criação de um sistema de identificação e incentivo ao desenvolvimento nacional de produtos e equipamentos importados. Segundo ele, uma vez identificado o objeto, cientistas e pesquisadores brasileiros apresentarão um projeto que será encaminhado à iniciativa privada para análise e produção. "Vamos chamar as empresas para investirem em algo concreto", destacou Amaral.

O ministro convocou a iniciativa privada a investir cada vez mais em ciência e tecnologia, mas garantiu que não haverá qualquer tipo de " política paternalista", como a concessão de incentivos fiscais ou a criação de reservas de mercado. "Nossa grande contribuição será o apoio de pesquisadores e cientistas no processo de substituição competitiva das importações".

De acordo com Amaral, o empresariado nacional precisa se conscientizar da importância estratégica da ciência e tecnologia e participar mais ativamente na formação de doutores, mestres e pesquisadores. Na sua opinião, ao agregar valor tecnológico a seus produtos, a empresa nacional conquista mais mercados, diminui o índice de importação e gera mais empregos.

"Ciência e tecnologia não são diversão de cientista, são pré-requisito para o desenvolvimento econômico e social do país", ressaltou Amaral, acrescentando que uma de suas prioridades à frente da pasta é transformar projetos acadêmicos em projetos populares, fazendo com que a sociedade participe ativamente deste processo.

Agência Brasil - ABr, Brasília, 14 fevereiro, 2003. (Texto - Maurício Cardoso)

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco