NOVIDADES em C&T&I e do LQES

Grafeno pode ser arma certa para combater os 5 maiores problemas do planeta.

Em 2015, a ONU definiu 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals – SDGs) para atingir, em escala global, até 2030. Este conjunto de metas tem o nome de Agenda 2030 e é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo. (Leia nota)

Óxido de grafeno e derivados no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com óxido de grafeno (GO) envolvendo a produção, purificação, funcionalização, toxicologia, ecotoxicologia síntese de nanocompósitos e aplicações em embalagens, filtros e drug delivery. (Leia nota)

Crise na ciência não se deve apenas à falta de recursos, avaliam cientistas.

A crise de financiamento pela qual a ciência brasileira atravessa atualmente não se deve apenas à falta de recursos, mas de visão estratégica e de uma política de Estado que compreenda a necessidade de aumentar os investimentos no setor para assegurar a competitividade e promover o desenvolvimento econômico e social do país. (Leia nota)

Bilionário russo faz um grande investimento em nanotecnologia.

O bilionário russo Roman Abramovich é conhecido por uma série de coisas. Ele é o dono do clube inglês Chelsea Football Club. Ele é um super aficionado por iates de luxo. Ele circula com mulheres lindas e muito jovens - geralmente modelos. E, agora, ele é um importante filantropo. (Leia nota)

Proposta destina 5% da receita corrente da União para ciência e tecnologia.

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara quanto à sua admissibilidade. (Leia nota)

Controlling mosquito populations using nanotechnology (nanometric emulsion).

Emulsão nanométrica ecologicamente benigna a base de óleo de neem e uréia para controlar a população de mosquitos no meio ambiente. (Leia nota)

These bacteria produce gold by digesting toxic metals.

A Bacterium C. metallidurans encontrou uma maneira de extrair elementos-traço valiosos de um composto contendo metais pesados sem envenenar-se. (Leia nota)

Liquid crystal molecules form nano rings.

Na estação PETRA III do síncroton DESY, cientistas investigaram uma forma intrigante de auto-montagem em cristais líquidos : quando os cristais líquidos são colocados em nanoporos cilíndricos e aquecidos, suas moléculas formam ...(Leia nota)

Vanadium dioxyde : A revolutionary material for tomorrow's electronics.

As propriedades únicas do dióxido de vanádio tornam-no perfeito para superar o silício e dar origem a uma nova geração de dispositivos eletrônicos de baixa potência. Engenheiros mostraram como esse composto pode ser usado para criar funções eletrônicas programáveis de radiofreqüência para sistemas de comunicação aeroespacial. Outras aplicações - como na computação neuromórfica e inteligência artificial - também fazem parte dos planos. (Leia nota)

The Bacterial 'Game of Thrones'.

Entendendo os "jogos de guerra" bacterianos dentro do nosso corpo. (Leia nota)

Moving beyond graphene.

O desenvolvimento de materiais 2D semelhantes ao grafeno continua a ser um desafio, entretanto, os químicos estão fazendo progressos aproximando-se de uma eletrônica e fotônica cada vez menores e mais rápidas. (Leia nota)

Did water-based life originate without water ?

Ao tentar entender as origens da vida na Terra, pesquisadores enfrentam um paradoxo : enquanto a água é um solvente indispensável para todas as formas de vida conhecidas que existem hoje, a água também inibe a formação de cadeias de polímeros semelhantes ao ácido nucleico, tais como RNA, que eram provavelmente precursores da vida. Isso levanta a questão : como se formaram em primeiro lugar os ácidos nucleicos ? Uma solução para este "paradoxo da água" é que a vida pode ter se originado em algo diferente da água e, apenas mais tarde, se adaptou à sua presença. (Leia nota)

New water-splitting method could open path to hydrogen economy.

Pesquisadores da Washington State University encontraram uma maneira mais eficiente de gerar hidrogênio a partir da água. Trata-se de um importante desenvolvimento para tornar a energia limpa mais viável. (Leia nota)

Ex-aluno do LQES é indicado e nomeado Fellow da Royal Society of Chemistry.

Aldo Zarbin, atualmente professor do Departamento de Química da UFPR, defendeu mestrado (1993) e doutorado (1997) no Laboratório de Química do Estado Sólido trabalhando, respectivamente, com antimoniatos e incorporação de compostos organometálicos e polímeros em vidros porosos. (Leia nota)

Nanotubos de carbono no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com nanotubos de carbono envolvendo purificação, funcionalização, toxicologia, ecotoxicologia e síntese de nanocompósitos. (Leia nota)

Uma nova tentativa para deter o câncer de pâncreas.

Tratamento baseado na associação de imunoterapia e quimioterapia reduziu 80% do tumor em animais. (Leia nota)

CH4 + CO2 – CO = vida.

Para pesquisadores da Universidade de Washington, essa equação simples representa um desequilíbrio químico fundamental na atmosfera de planetas terrestres que abrigam vida. (Leia nota)

CAPES oferece base de dados especializada em Ciências Exatas e Engenharias.

Pesquisadores de ciências exatas e engenharia têm à disposição um banco de dados para realizar suas revisões bibliográficas. (Leia nota)

De onde vem o dinheiro para pesquisa das universidades dos EUA ?

Às vésperas de um novo congelamento de recursos, é preciso brecar a desinformação sobre investimentos públicos e privados. (Leia nota)

Shaking up gold and palladium.

O método mecânico químico produz compostos de metais nobres sem solventes ou reagentes "desagradáveis". (Leia nota)

New study shows bacterial resistance to nanoparticles can be averted.

A descoberta revolucionária foi publicada na revista Nature Nanotechnology. Este é também o primeiro artigo publicado nesta revista que foi escrito exclusivamente por autores checos. (Leia nota)

Multifunctional nanomedicine platform for the delivery of gene therapeutics.

Maquinaria de edição de genoma para terapia de tumores "disparada" por nanopartículas de ouro modificadas. (Leia nota)

Proton transport in graphene shows promise for renewable energy.

Pesquisadores da Universidade de Manchester descobriram novo e inesperado efeito físico em membranas de grafeno que poderia ser usado em dispositivos para "imitar" artificialmente a fotossíntese. (Leia nota)

New research opening for atomically thin metal nanostructures.

Pesquisadores do Nanoscience Center, Universidade de Jyväskylä, abriram uma nova possibilidade na pesquisa de nanomateriais. A essência da novidade reside no uso exclusivo de elementos metálicos em nanoestruturas planas e atomicamente finas. (Leia nota)

Bio-Renewable process could help 'Green' Plastic.

Pesquisadores usam precursor de plástico feito com biomassa em vez de petróleo. (Leia nota)

Researchers reveal high performance CNT catalyst relating to its electroconductivity.

O alto desempenho do catalisador foi determinado pela elevada estabilidade, sítios metálicos, sítios ácidos, eletrocondutividade e tolerância do CNT ao coqueamento, na obtenção de biocombustível a partir do pinhão-manso. (Leia nota)

Ciência no Brasil : 100 anos da ABC.

Acesse o arquivo eletrônico com o recém-saído livro do Centenário da ABC, que inclui as comemorações da ocasião, os estudos estratégicos elaborados para a sociedade brasileira, a história da Academia Brasileira de Ciências e destaca como personagens alguns dos grandes cientistas do país. (Leia nota)

Nanopartículas e interação com biossistemas.

Dossier de pesquisas realizadas no LQES com nanopartículas de sílica mesoporosas mostra desde a síntese e funcionalização, passando pela aplicação em drug delivery de drogas antitumorais, até o impacto da divulgação pública dos resultados. (Leia nota)

Brasil atinge 1 GW em energia solar.

Marca coloca o país na lista seleta dos 30 países com esse nível de geração no mundo. (Leia nota)

Tabela periódica pode ganhar nova linha pela primeira vez na história.

Cientistas do Japão tentam sintetizar o elemento químico 119, “jamais criado no universo”. (Leia nota)

Por que artigos científicos são mais citados do que se pensa, segundo esta pesquisa ?

Revista Nature realizou uma ampla análise dos trabalhos publicados entre 1980 e 2015, acompanhados pela plataforma Web of Science. (Leia nota)

Nanocatalyst cleans toxic nitrates from drinking water.

Engenheiros do Centro de Tratamento de Água usando Nanotecnologia da Rice University (NEWT) encontraram um catalisador que “limpa” os nitratos tóxicos da água potável convertendo-os em ar e água. (Leia nota)

Uh Oh—CRISPR might not work in people.

Amostragem de sangue humano revela uma surpresa : a maioria das pessoas pode ser imune a um dos maiores avanços mundiais da engenharia genética. (Leia nota)

Nanotubes go with the flow to penetrate brain tissue.

Cientistas e engenheiros da Rice University desenvolvem dispositivos microfluídicos e microeletrodos para implantação suave no cérebro. (Leia nota)

Graphene membrane seeks to drastically reduce dialysis time.

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Flórida estão desenvolvendo uma membrana baseada em grafeno que visa melhorar o processo de tratamentos de diálise e reduzir os tempos de tratamento. (Leia nota)

Tweaking quantum dots powers-up double-pane solar sindows.

Quantum dots em engenharia poderiam reduzir o custo da eletricidade solar. (Leia nota)

Graphene 'tattoo' sensor enables measurements of water use in crops.

Cientista da Iowa State University Schnable, descreveu como ele mediu o tempo necessário para que dois tipos de plantas transfiram a água de suas raízes, para suas folhas mais baixas e depois para as folhas superiores. (Leia nota)