Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 

NOVIDADES em C&T&I e do LQES

"A tendência é o crescimento da participação da química no PIB global. Não tem como ficar de fora”, ressalta pesquisador.

Os desafios para a inovação no setor químico foram discutidos, em São Paulo, em evento da Abiquim que reuniu representantes da academia, do governo e da indústria. (Leia nota)

Brasil na liderança em participação feminina na pesquisa científica.

O relatório “Gender in the Global Research Landscape”, estudo produzido pela Elsevier que analisa questões de gênero na pesquisa científica mundial, será lançado no dia 22 de junho, no Rio de Janeiro. (Leia nota)

Coordenador Científico do LQES recebe Prêmio Inventores 2017 da NOVA/Unicamp.

O Prêmio foi concedido na categoria Patente Concedida pela concessão de duas cartas-patentes pelo INPI. (Leia nota)

NanoBioss organiza Workshop sobre nanopartículas de prata e sua ação frente a sistemas biológicos.

Evento realizado no Instituto de Química da Unicamp contou com a presença de membros do Nanobioss, como também, de pesquisadores de outros laboratórios do SisNano. (Leia nota)

Blood test uses nanotechnology to predict aggressive prostate cancer accurately.

Dados clínicos sugerem que até 40% dos homens poderiam evitar biópsias dolorosas. (Leia nota)

Advanced quantum dots shed bright light on biological processes.

Pesquisadores criaram pontos quânticos que atuam no infravermelho capazes de "imagiar" órgãos em funcionamento, fazer medições metabólicas e acompanhar o fluxo sangüíneo microvascular em cérebros normais e tumores cerebrais. (Leia nota)

Researchers propose a new way of performing in vitro tests on nanoparticles.

Pesquisadores propõem uma nova maneira de realizar testes in vitro de nanopartículas que poderiam aumentar a correlação com os resultados in vivo. Isso envolve a reprodução no laboratório das variações dinâmicas e fluídicas que essas partículas experimentam no corpo humano. (Leia nota)

New waterproofing and antifouling nanomaterials.

Nova classe de nanomateriais com molhabilidade ajustável tem aplicações importantes que vão desde superfícies anti-incrustantes até impermeabilizantes. (Leia nota)

Thirsty MOF sucks more water from air.

Estrutura organometálica com alta capacidade de remoção de água pode aumentar o desempenho de dispositivos de refrigeração por adsorção. (Leia nota)

Pesquisadores do LQES desenvolvem nanopartículas capazes de reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.

Pesquisa que ainda está na fase de testes usa nanopartículas para atingir tumores. (Leia nota)

Tecnologia da Unicamp reduz efeitos colaterais da quimioterapia.

Patente desenvolvida no Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) está disponível na Agência de Inovação Inova Unicamp. (Leia nota)

Esperança renovada na luta contra o câncer.

Técnica que utiliza nanopartículas de ouro para destruir células cancerígenas e impedir metástase foi apresentada na Reunião Magna da ABC, em 10 de maio. Projeto é encabeçado pelo cientista egípcio, radicado nos EUA, Mostafa Amil El-Sayed. (Leia nota)

Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica pretende fomentar desenvolvimento científico.

A assembléia de fundação da SBFoton foi realizada durante o workshop internacional Trends in Optical Technologies, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), em Campinas (SP). (Leia nota)

Chemists Recreate Nanoparticle Skin Requires for Melanin Production.

Químicos, cientistas de materiais da UC San Diego criaram o que pode ser o filtro solar (protetor solar) natural final. (Leia nota)

10 Breakthrough Technologies 2017.

Tecnologias revolucionárias afetarão a economia e a política, melhorarão a medicina e influenciarão nossa cultura. Algumas delas já estão entre nós, outras levarão uma década para se desenvolver. Apesar disso, você precisa conhecê-las agora. (Leia nota)

Researchers create first significant examples of optical crystallography for nanomaterials.

Nanocristais possuem diversas aplicações que abrangem imagiamento biomédico, dispositivos emissores de luz e componentes eletrônicos. Suas propriedades óticas originais resultam do tipo de cristal de que são formados. No entanto, temos, até hoje, um importante gargalo no desenvolvimento de nanocristais : a necessidade da utilização de técnicas de raios-X para sua determinação. (Leia nota)

Researchers Solve Graphene's Flammability Problem, Open Door to Large-Scale Production.

Aumento da produção de materiais à base de grafeno pode gerar um problema dado que o óxido de grafeno potencialmente possui risco entrar em ignição. (Leia nota)

Uma larva que devora plásticos. Mesmo os mais resistentes...

Um cientista que também é apicultor, descobriu que a larva de um parasita que ataca as colméias, gosta de plásticos. Isto é ótima notícia para a luta contra o despejo deste material - que cresce exponencialmente -, e vem destruindo solos e oceanos. (Leia nota)

Comitê Técnico Consultivo do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras realiza sua primeira reunião.

A reunião ocorreu no dia 03 de maio no Rio de Janeiro. (Leia nota)

São Paulo será o segundo produtor de petróleo do país em 2017.

Somente os royalties pagos pela indústria ao estado somaram R$ 1,4 bilhão em 2016. Ilhabela lidera o ranking de recebimento de tributos entre as cidades favorecidas. (Leia nota)

Plataforma Patentscope - Periódicos CAPES.

Editor agrupa milhões de documentos de patentes nacionais e internacionais. (Leia nota)

Pesquisadores do CNPEM criam sensor que avalia qualidade do etanol combustível.

Baseado em nanotecnologia, dispositivo eletrônico pode ser instalado em carros, postos e usinas e atesta em segundos se o etanol está dentro dos padrões estipulados pela ANP. (Leia nota)

Posse dos novos membros da ABC é destaque do Bom Dia Rio.

Confira a matéria exibida na edição de 10 de maio do Bom Dia Rio, telejornal matinal da Rede Globo, sobre a posse dos novos membros titulares e correspondentes da ABC. A cerimônia foi realizada na noite de 09 de maio, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. (Leia nota)

The first one bit chemical memory unit : The 'chit'.

Experiências provam que não só a física, mas também a química é adequada para armazenar informações. O papel do bit químico, o 'chit', pode ser satisfeito por um arranjo simples de três gotas em contato umas com as outras, nas quais ocorrem reações oscilatórias. (Leia nota)

Nanomaterials or non-nanomaterials ?

A European Commission Joint Research Centre (JRC), da Comissão Europeia, contribuiu para o desenvolvimento de uma estratégia de rastreamento de baixo custo e altamente eficiente para implementar a Recomendação da Comissão Europeia para a definição de nanomateriais. (Leia nota)

First luminescent molecular system with a lower critical solution temperature.

Pesquisadores desenvolvem uma mistura luminescente sintonizável que muda de cor e da forma reversível de uma solução para uma suspensão quando aquecida. (Leia nota)

High temperature step-by-step process makes graphene from ethene.

Equipe internacional de cientistas desenvolveu uma nova maneira de produzir uma monocamada de grafeno com um único precursor : eteno - também conhecido como etileno -, a menor molécula de alceno, que contém apenas dois átomos de carbono. (Leia nota)

Contributors to ‘New Talent : Americas’.

A Royal Society of Chemistry Society destaca jovens pesquisadores nas Américas que atuam no campo da Química Medicinal. Dentre eles temos 03 brasileiros. Dois deles têm ligações com a Unicamp: Julio C. Pastre, docente do Instituto de Química e Amedea B. Seabra que participa da Rede de Nanotoxicologia e colabora com o NanoBioss, ambos programas sediados no IQ-Unicamp. (Leia nota)

A nano form of iron for fortification of foods.

Nanofibrilas de proteína de soro de leite carregadas com nanopartículas de ferro : pesquisadores estão desenvolvendo uma nova e altamente eficaz maneira de "fortificar" com ferro alimentos e bebidas. (Leia nota)

Marcha pela Ciência se espalha no mundo com pautas locais.

Em São Paulo, discursos de pesquisadores e tendas temáticas buscaram atrair a atenção para a importância da pesquisa. (Leia nota)

Comunidade acadêmica debate cortes de investimentos na ciência e tecnologia e conclama mobilização nas universidades.

“Temos que lutar pela ciência. O Brasil está numa fase muito crítica, em que se nega até mesmo a evidência científica”, alertou a presidente da SBPC, Helena Nader, que participou de debate realizado na Coppe-UFRJ em 25 de abril. (Leia nota)

Cientistas desenvolvem útero artificial para ajudar bebês prematuros.

Bolsa com líquido que imita o amniótico foi testada com cordeiros. (Leia nota)

Bio-sensing contact lens could someday measure blood glucose, other bodily functions.

Biossensores transparentes embutidos em lentes de contato podem, em breve, permitir que médicos e pacientes monitorem os níveis de glicose no sangue, bem como uma série de outros sinais indicadores de doenças sem testes invasivos. (Leia nota)

Membranes that remove viruses from drinking water.

Cientistas desenvolveram novas membranas de ultrafiltração que melhoram significativamente o processo de remoção de vírus de águas residuais tratadas usadas para abastecimento em cidades com pouca disponibilidade. (Leia nota)

Nanoparticle vaccine shows potential as immunotherapy to fight multiple cancer types.

Pesquisadores desenvolvem uma imunoterapia a base de vacina com nanopartículas que visa enfrentar vários diferentes tipos de câncer. (Leia nota)

Chemistry without solvents is possible.

Químicos renovaram a tecnologia tradicional do almofariz e do pilão desenvolvendo os processos mecanoquímicos que tornam possível evitar os solventes e sua toxicidade. Outro passo na direção da Química Verde. (Leia nota)

Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC da Regional São Paulo 2016/2020 & 2017/2021 acontece na Unicamp.

Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC da Regional São Paulo na Unicamp. (Leia nota)

Cabo incorpora repetidores para atenuar perdas.

Lançado a uma profundidade de até oito mil metros de lâmina d’água, o cabo submarino que ligará o Brasil à África terá repetidor de sinal incorporado à fibra. (Leia nota)

IB-Unicamp comemora 50 anos debatendo os desafios da ciência no País.

As palestras fizeram parte das comemorações dos 50 anos do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, que trouxe Helena Nader, presidente da SBPC, Marcos Silveira Buckeridge, presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e Carlos Henrique Brito da Cruz, diretor científico da Fapesp, para comporem o painel “A Ciência Brasileira e seus Desafios”. (Leia nota)

Adalberto Fazzio assume a diretoria do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

“Trabalhar em missões orientadas para o desenvolvimento do País”, essa é a expectativa do novo diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Adalberto Fazzio, empossado em 10 de abril no auditório do Laboratório, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP. (Leia nota)

SBPC convoca toda a comunidade científica do País a participar da "Marcha pela Ciência no dia 22.

“Esperamos que as sociedades científicas também convidem seus associados e amigos a participar do evento”, declarou a presidente da SBPC, Helena Nader. (Leia nota)

Graphene lid revitalizes imaging technique.

Capturando líquidos no grafeno, uma folha ultrafina de carbono puro, os pesquisadores revitalizaram e ampliaram uma poderosa técnica para imageamento de superfícies. (Leia nota)

A better understanding of nanomaterials.

Nos últimos seis anos, o projeto "Oportunidades e Riscos dos Nanomateriais" estudou intensamente o desenvolvimento, uso, comportamento e degradação de nanomateriais engenheirados, incluindo seu impacto nos seres humanos e no meio ambiente. (Leia nota)

New nanostructured drug delivery system shows promise for fighting solid tumors.

Um novo sistema de administração de fármacos contra o câncer mostra a capacidade de explorar as áreas pobres em oxigênio de tumores sólidos que tornam os crescimentos resistentes à quimioterapia e tratamento convencional com radiação. (Leia nota)

Photonic crystal and nanowire combo advances 'photonic integration'.

Pesquisadores combinaram um nanofio com uma plataforma de cristal fotônico, e demonstraram : uma oscilação de onda contínua pelo nanofio bem como a modulação de sinal de alta velocidade por um laser de nanofio. (Leia nota)

'Neuron-reading' nanowires could accelerate development of drugs for neurological diseases.

A nova tecnologia de nanofios poderia um dia servir como uma plataforma para testar fármacos para doenças neurológicas e poderia permitir ainda aos pesquisadores entender melhor como células individuais se comunicam em grandes redes neuronais. (Leia nota)

Instituto privado aportará R$ 350 milhões para pesquisa.

O Serrapilheira, instituto privado de apoio à ciência, recentemente constituído, vai apoiar pesquisa nos campos das ciências da vida, das ciências físicas, das engenharias e da matemática. (Leia nota)

Uma boa notícia : criado o Instituto Serrapilheira, dedicado a investir na ciência brasileira.

Sediado no Rio de Janeiro, estará focado em pesquisadores jovens, com propostas corajosas, criativas e que tenham grande potencial de impacto. (Leia nota)

Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências.

Nove membros afiliados da ABC participam de cerimônia de diplomação na Unicamp. (Leia nota)

Mapa da Ciência em São Paulo.

Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) disponibiliza informações sobre a ciência no estado de São Paulo e informa que está trabalhando nas correlações destes dados com outros dados relevantes, tais como o IDH, por exemplo. (Leia nota)

Universidades e instituições de C&T precisam de apoio contínuo, dizem especialistas.

É preciso desburocratizar o funcionamento das universidades e instituições de pesquisa e institucionalizar o apoio a elas...” (Leia nota)

Energy from toilet wastewater.

Anualmente, mais de 2 milhões de pessoas morrem de doenças diarréicas devido ao uso incorreto de águas residuais. Por que não usar estas águas para gerar energia ? (Leia nota)

New nanotech coating makes fingerprints disappear.

Embora existam produtos que podem limpar impressões digitais de superfícies, ainda não havia um que impedisse completamente a sua presença. (Leia nota)

Solar-powered graphene skin opens new possibilities for prosthetics.

"Pele sintética" alimentada por energia solar poderia ajudar a criar avançados membros protéticos capazes de devolver o sentido de toque aos amputados. (Leia nota)

Legos and origami inspire next-generation materials.

A idéia de montar blocos de construção para tornar as promessas de materiais da próxima geração exequíveis. (Leia nota)

Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC da Regional São Paulo 2016/2020 e 2017/2021.

O evento, que diplomará os jovens cientistas da Regional São Paulo, acontecerá no auditório da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, no dia 23 de março. Este ano, serão dez membros afiliados empossados. (Leia nota)

Nanoestruturas muito antigas fora do tempo e de contexto.

O Universo é cheio de mistérios que colocam em causa nosso conhecimento atual. Fenômenos estranhos podem estimular nossa imaginação e nos conduzir a descobrir horizontes insuspeitos. São eles verdadeiros ? Cabe a você decidir. (Leia nota)

Transplantes : um método para preservar melhor os órgãos.

Cientistas inventaram um método que usa nanopartículas para "descongelar" órgãos doados para transplante sem danificá-los, evitando, assim, a sua perda. (Leia nota)

Prêmio internacional reconhece pesquisador visitante do LNNano por avanços na microscopia eletrônica.

Marin van Heel é laureado pelo Prêmio Wiley em Ciências Biomédicas por sua atuação em criomicroscopia. (Leia nota)

Empresas internacionais vão construir fábrica de chips no interior de SP.

Segundo a Agência Brasil as fábricas serão construídas em Campinas, SP. (Leia nota)

New research shows zika can damage the eyes.

Cientistas identificaram outro sintoma do vírus Zika, desta vez o dano causado está ligado à visão. (Leia nota)

CryoEM : a new era.

Visão geral da criomicroscopia eletrônica (cryoEM) onde são descritos, brevemente, seus avanços recentes. (Leia nota)

Reprintable paper becomes a reality.

Pesquisadores criam um novo revestimento para o papel comum que não precisa mais de tinta para a impressão. (Leia nota)

Science converts food waste into tires.

Cientistas desenvolveram uma maneira de converter os restos de seu almoço em pneus para o carro que o levará ao seu restaurante preferido. (Leia nota)

The future of quantum computer.

Veja filme da IBM para conhecer como esta nova possibilidade está ficando cada vez mais concreta. (Leia nota)

Sirius abre novas perspectivas de pesquisa e eleva o padrão da ciência brasileira.

Previsto para ser inaugurado em 2018, projeto já mobilizou R$ 121 milhões para construção de uma das primeiras fontes de luz síncrotron do planeta. Recursos em caixa mantém cronograma até abril, mas obras não podem atrasar. (Leia nota)

Brasil tem mais de 20 milhões de conexões entre máquinas.

O número deve saltar para 42 milhões em 2020. No mundo todo, até 2025, o total ficará entre 100 milhões e 200 milhões. (Leia nota)

A arte de urinar sem respingos !

Dois pesquisadores americanos estudaram a melhor maneira de urinar sem respingar por toda parte, "em resposta às severas e repetidas críticas de nossas mães e depois de relacionamentos fracassados com as mulheres." Tudo é uma questão de ângulo e distância. (Leia nota)

Novo dispositivo em editais do CNPq exige busca de patentes.

O novo item exigirá do cientista indicar no projeto quais foram as bases pesquisadas e enumerar os depósitos, registros e patentes mais próximas com o seu estudo. (Leia nota)

Nanoscience pioneer Mildred Dresselhaus dead at 86.

Os inovadores estudos do professora do MIT sobre nanoestruturas de carbono lhe renderam o título de "Rainha da Ciência do Carbono". Muitos professores brasileiros tiveram a oportunidade de aprimorar seus estudos sobre nanotubos de carbono no laboratório da Profa. Millie. (Leia nota)

Nanoparticle food additive found in candy, gum could alter digestive cell structure and function.

Pesquisadores da Binghamton University e State University of New York, mostraram que a capacidade das células do intestino delgado de absorver nutrientes e atuar como barreira aos agentes patogênicos, é "significativamente diminuída" após exposição crônica à nanopartículas de dióxido de titânio, um aditivo alimentar comum encontrado em tudo, desde goma de mascar até pão. (Leia nota)

Novel nanofiber matrix improves stem cell production.

Uma nova matriz de nanofibras sobre microfibras pode levar a células estaminais de melhor qualidade para o tratamento de doenças e terapias regenerativas. (Leia nota)

Nanocellulose : The next big thing in bioeconomy ?

Embora a nanocelulose tenha sido descoberta no final da década de 1970, foi apenas nos últimos dez anos que ocorreu um aumento dos pedidos de patentes relacionadas a este nanomaterial. Por mais promissores que os materiais nanocelulósicos soem, ainda estamos esperando para ver aplicações concretas se expandirem para a produção em massa. (Leia nota)

Dream of energy-collecting windows is one step closer to reality.

Pesquisadores da Universidade de Minnesota e da Universidade de Milano-Bicocca, graças aos quantum-dots de silício, estão fazendo com que o sonho de janelas que podem eficientemente coletar energia solar esteja a um passo da realidade. (Leia nota)

Medidas preventivas.

Estudos apresentam propostas para possíveis impactos de nanoprodutos na saúde humana e no meio ambiente. (Leia nota)

Pré sal já responde por 46% da produção de óleo e gás.

Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram ainda que Brasil bateu recorde de produção em 2016. (Leia nota)

Eletrobras terá transformadores com óleo de babaçu.

A Eletrobras Distribuição Piauí vai utilizar o óleo do coco babaçu como líquido isolante em transformadores de sua rede elétrica, substituindo o tradicional óleo mineral. (Leia nota)

Uma técnica revolucionária para selecionar boas nanopartículas.

Pesquisadores das Universidades de Friburgo e Genebra, em colaboração com o Instituto Adolphe Merkle, desenvolveram um método barato para selecionar rapidamente nanopartículas mais promissoras para a área da biomedicina. Este novo processo permite, além disso, limitar o uso de testes realizados com animais. (Leia nota)

Tracing the chemistry of household dust.

Pesquisadores têm encontrado um número cada vez maior de produtos químicos presentes na poeira e tentam entender como os compostos impactam a nossa saúde. (Leia nota)

New solution for making 2D nanomaterials.

Líquidos podem ser usados para aplicar nanomateriais 2D em grandes áreas a baixos custos, permitindo uma variedade de aplicações futuras importantes. (Leia nota)

Nanoparticle fertilizer could contribute to new 'green revolution'.

Pesquisadores relatam uma maneira simples de produzir um fertilizante benigno e mais eficiente que poderia contribuir para uma segunda revolução alimentar. (Leia nota)

First discovery of atomic metallic hydrogen claimed.

Cientistas de Harvard afirmam ter conseguido criar o material mais raro do planeta - o hidrogênio atômico metálico. (Leia nota)

Introducing the little black graphene dress.

Ciência e moda reúnem-se para criar o vestido tecnicamente mais avançado do mundo : Little Black Graphene Dress. (Leia nota)

Scientists determine precise 3-D location, identity of all 23,000 atoms in a nanoparticle.

Pesquisadores mapeiam em detalhes sem precedentes nanopartícula de ferro-platina. (Leia nota)

Full(erene) potential.

A adição de moléculas específicas para "capturar" portadores de carga em polímeros semicondutores provou ser um poderoso método para dominar as propriedades elétricas dos materiais. (Leia nota)

Na Unicamp, pós-graduação em química trabalha nas fronteiras da ciência com grande produtividade.

Em entrevista à Sociedade Brasileira de Química, os Acadêmicos Oswaldo Luiz Alves e Anita Jocelyne Marsaioli falam sobre o Instituto de Química da Unicamp. O IQ publica cerca de 300 a 350 artigos por ano, abriga 80 laboratórios e é conceito CAPES 7. (Leia nota)

Alckmin insiste em negar, mas corte na Fapesp viola Constituição de SP.

Governo paulista defende sua sanção de manobra de deputados que retirou R$ 120 milhões do repasse à fundação, destaca a coluna de Maurício Tuffani, no Blog Direto da Ciência. Na manhã de quinta-feira (19/01), a fundação rompeu seu silêncio sobre o assunto ao emitir uma nota oficial de seu conselho superior, na qual afirmou que “continuará dialogando com o Governo de São Paulo e com a Assembleia Legislativa para restabelecer o seu orçamento original, e tomará as providencias necessárias para atingir este objetivo”. Leia na íntegra : Direto da Ciência. (Leia nota)

Mais duro que o diamante e mais resistente que o aço, pesquisadores descobrem que o grapheno é também um supercondutor !

Agora é oficial : o grafeno foi transformado num supercondutor no estado natural, o que significa que a corrente elétrica pode circular através dele sem nenhuma resistência. (Leia nota)

Burocracia consome mais de 30% do tempo dos cientistas, constata pesquisa.

A sondagem, realizada entre novembro e dezembro do ano passado, ouviu 301 pesquisadores brasileiros que coordenam projetos de pesquisa em 34 universidades federais. (Leia nota)

Food additive E171 : first findings of oral exposure to titanium dioxide nanoparticles.

Cientistas mostraram, pela primeira vez, que E171 atravessa a barreira intestinal em animais e atinge outras partes do corpo. (Leia nota)

Printing silver ink creates a spectrum of structural colors.

Nanopartículas de prata, presentes em tintas para impressoras a jato de tinta -, quando da impressão em folhas de polímero padronizadas, podem ser uma maneira rápida e barata para fazer selos de segurança para autenticar documentos. (Leia nota)

Chemists cook up new nanomaterial and imaging method.

Nanomateriais podem armazenar vários tipos de coisas, incluindo energia, medicamentos e outras "cargas". (Leia nota)

Disposable biosensors made from newspaper.

O papel, provavelmente, o mais barato e mais amplamente utilizado material flexível e eco-friendly da nossa vida cotidiana, é um substrato promissor para a fabricação de dispositivos flexíveis que vão desde a eletrônica, microfluídica, armazenamento de energia e sensores. (Leia nota)

New biochemical immunology test combines nanoscience with century-old technique.

Uma nova técnica que aumenta a velocidade dos testes médicos combina nanociência de ponta com um fenômeno magnético descoberto há mais de 170 anos. (Leia nota)

International Symposium on Toxicity Assessment ISTA18.

Evento internacional será realizado em Limeira, SP (Brasil) e contará com conferencistas do Brasil, Estados Unidos, Japão e Alemanha. (Leia nota)

Nanotecnologia : análise do hálito para detectar câncer e outras 16 doenças.

Usando nanopartículas de ouro e inteligência artificial, dispositivo médico pode diagnosticar câncer e outras 16 doenças somente pela análise do hálito dos pacientes. (Leia nota)

Brasil pode ter produzido dez vezes mais diamantes em 2016.

A estimativa vem da produtividade da mina de Nordestina no estado da Bahia. (Leia nota)

Molecules of the year.

C&EN, publicado pela American Chemical Society, destaca algumas das melhores moléculas publicadas em 2016. (Leia nota)

Nanotechnology for environmentally sustainable electromobility.

Um olhar mais aprofundado sobre os impactos do ciclo de vida das baterias de íon-lítio e células de combustível de membrana de troca de prótons. (Leia nota)

Graphene quantum dots convert CO2 into fuel.

Usando quantum-dots de grafeno combinados com átomos de nitrogênio pesquisadores da Universidade Rice conseguiram transformar CO2 em um combustível líquido. (Leia nota)

A guide to the nanotechnology used in the average home.

Há uma pergunta freqüentemente feita : "Quando vamos finalmente começar a ver produtos das nanotecnologias no mercado ?" De fato, uma casa média já está cheia de produtos melhorados ou dependentes das nanotecnologias. Na verdade, existem vários repositórios on-line listando os mais de 2.000 produtos comercialmente disponíveis que incorporam as nanotecnologias. A aplicação da nanotecnologia em algumas áreas, tais como baterias, microeletrônica e protetores solares é relativamente bem conhecida. Vamos fazer um tour virtual através de uma casa para ver o que mais podemos encontrar. (Leia nota)

Worms dine on nanoparticles to help test biological force sensor technology.

Vermes de tamanho milimétrico, ao digerirem "refeição" constituída de nanopartículas-atadas com suas bactérias favoritas, podem eventualmente levar a uma nova maneira de se testar fenômenos biológicos. (Leia nota)

Carbon nanotube and graphene nano-chimneys can cool circuits.

De acordo com cientistas da Universidade Rice, alguns ajustes em nanoescala podem ser tudo que é necessário para que as junções grafeno-nanotubos se destaquem na transferência de calor. (Leia nota)

The bond of two stars of chemistry : graphene and porphyrin.

As porfirinas, as mesmas moléculas que transportam oxigênio na hemoglobina e absorvem a luz durante a fotossíntese, podem ser unidas ao material do futuro, o grafeno, para lhe conferir novas propriedades. (Leia nota)

Tesourada, no final de 2016, pode deixar a situação trágica para pesquisa brasileira.

O final do ano trouxe ainda mais preocupações para o financiamento da C,T&I e a educação brasileira e demonstra mais uma vez a total falta de visão de nossos representantes. (Leia nota)

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco