Que respiram, sabemos! Mas... como? Síncrotron põe fim à controvérsia sobre a respiração dos insetos.

Que os insetos respiram, vá lá ... isso é ponto pacífico! Agora, como o fazem é que é a questão.

Para respondê-la, cientistas já desde Aristóteles vêm se dedicando ao estudo da respiração dos insetos. Chegaram a um consenso? Não! Mas isso até os físicos do Argone National Laboratory se debruçarem sobre o problema.

Com o uso de uma fonte síncrotron - dispositivo instrumental que gera raios-X de altíssima energia (como a instalada no LNLS, em Campinas, SP), o que permite a visualização de estruturas cem vezes menores que aquelas usualmente observadas com auxílio da radiografia -, os pesquisadores examinaram a cabeça de uma formiga.

Valendo-se da mesma técnica, permitiram a seus colegas entomólogos, do Chicago Field Museum, estudar os mecanismos da respiração dos insetos. Estes concluíram que os insetos parecem respirar por exalação de ar, sendo que a inalação, contrariamente ao que acontece com o homem, se dá por refluxo espontâneo.

Resolvido o problema da respiração, querem, agora, dedicar-se ao estudo da mastigação dos insetos. Para tanto, pesquisadores do Argone National Laboratory e do Chicago Field Museum se uniram e puseram mãos à obra. Os trabalhos continuam.

Segundo eles, as descobertas sobre a respiração poderão, em breve, servir ao desenvolvimento de novos pesticidas e desembocar também na utilização do síncrotron como uma ferramenta para o imageamento em medicina.

Washington Post, January 24, 2003. (Tradução/Texto - MIA)