Pesquisadores da Espanha visitam o LQES e o Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC)

De 29 de janeiro a 6 de fevereiro estiveram em visita ao LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido e ao IM2C - Instituto do Milênio de Materiais Complexos, os pesquisadores Eduardo Ruiz-Hitzky (Chefe do Departamento de Sólidos Porosos e Química de Intercalação - DSPQI, do Instituto de Materiais de Madri - Conselho Superior de Investigações Científicas) e Manuel Hernández-Vélez (Departamento de Física Aplicada, da Universidade Autônoma de Madri).

Os visitantes foram postos ao corrente das atividades do IM2C, sediado no Instituto de Química, da Unicamp, em discussões com os Professores Oswaldo Luiz Alves e Fernando Galembeck. Visitaram também outros laboratórios do IM2C, em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo contatos com os professores Marcos Eberlin (Unicamp), Paulo Sérgio Santos e Henrique Toma (IQ - USP, SP) e Marco Antonio Chaer (IQ-UFRJ, Rio de Janeiro). Visitaram, ainda, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

Além das visitas e contatos, os pesquisadores da Espanha proferiram palestras nos Institutos de Química e de Física, da Unicamp, sobre temas relacionados com nanocompósitos e materiais nanoestruturados, para uma audiência de professores e estudantes de pós-graduação, provenientes de várias unidades da Unicamp (Física, Química, Engenharia Elétrica e Mecânica, Biologia) e LNLS.

Neste momento está sendo discutida a participação do DSPQI no IM2C, na qualidade de Laboratório Associado.

LQES, 24 fevereiro, 2003 (OLA).