Mundo genético ganha nova molécula: o TNA.

Trata-se do TNA: ácido treonuclêico. Seria ele, então, a terceira molécula do mundo genético? O TNA, segundo os pesquisadores, teria propriedades similares às do DNA.

Constituído de treose, açúcar menos complexo que a ribose ou a desoxiribose, o TNA, estimam alguns cientistas, por conta dessa simplicidade seria talvez a primeira molécula genética, caso a natureza tivesse que escolher.

A primeira molécula de TNA foi, há três anos, sintetizada em laboratório no Instituto Federal Suíço de Zurique, por Albert Eschnmoser e sua equipe. Pesquisadores americanos mostraram ser possível criar um TNA de haste dupla, como aquele que forma a hélice de Watson e Crick. No Hospital Geral de Boston (Massachusetts, EUA), Jack Szostak e colaboradores, associando nucleotídios com treose, criaram em laboratório essa molécula híbrida. Em seguida, utilizaram uma enzima capaz de ligar as hastes do TNA.

Embora o TNA seja ligeiramente diferente, os cientistas de Boston conseguiram associar hastes complementares dessa nova molécula. Os trabalhos de Jack Szostak indicam que o TNA poderá ter propriedades biológicas próximas às do DNA.

Trata-se de uma nova molécula, portanto novas pesquisas serão necessárias para que se tenha uma melhor compreensão da mesma.

Science&Avenir, aôut 2003. (Tradução/Texto - MIA)