Reciclagem de equipamentos de informática ?

Adquirir um computador portátil ou uma tela de cristal líquido (LCD), na Califórnia, EUA, logo, logo vai custar mais caro! A partir de julho próximo, por decisão do governo, o comprador terá que desembolsar 10 dólares a mais. As autoridades, no quadro de uma nova lei de reciclagem de material de informática, decidiram classificar esses equipamentos na categoria de resíduos tóxicos.

Logicamente, essa não é uma decisão gratuita. Pesquisadores do Departamento de controle de substâncias tóxicas examinaram esses produtos e descobriram a presença de cobre, chumbo e outros materiais, cuja circulação livre na natureza é proibida na Califórnia.

Os componentes de informática potencialmente poluentes devem, conforme a lei "e-waste", adotada em 2003, ser reciclados. Inicialmente relacionada às telas clássicas de computadores e de televisão - em razão da forte taxa de chumbo contida nos tubos catódicos -, atualmente se estende aos computadores portáteis e aos monitores LCD.

E, parece, a coisa não ficará por aí. Outras tecnologias poderão, em breve, juntar-se a esta, uma vez que o Estado também pretende testar as concentrações de metais tóxicos dos telefones celulares, telas de plasma, impressoras, etc.

San José Mercury News, March 04, 2004. (Tradução/Texto - MIA)