Entre o bom e o mau colesterol, fiquemos com o "bom".

Bom, ruim, alto, baixo..., colesterol parece ser um termo do domínio de pessoas de diferentes classes sociais e graus de instrução. Conhecendo ou não o significado dos teores baixos ou elevados, no sangue, dessa substância presente na gordura animal, todos estão mesmo interessados no HDL - conhecido como o "bom colesterol".

Também interessados no bom colesterol, que seria um fator de proteção contra as doenças vasculares, está um grupo de cientistas nipo-germânicos. Os pesquisadores constataram que o HDL é um regulador que tem papel decisivo no tônus vascular, dado que estimula a formação e a liberação do monóxido de nitrogênio (NO) fora das células endoteliais, aquelas responsáveis pelo revestimento das paredes dos vasos sangüíneos.

O HDL liga-se a um receptor da parede dessas células. Não sendo liberado o monóxido de nitrogênio, as células musculares das camadas profundas das paredes vasculares relaxam e os vasos se dilatam. Quando acontecem carências em HDL, o NO se forma em menor quantidade, não se verificando mais o relaxamento dos vasos.

Assim, opera-se uma modificação nas paredes vasculares, que dá lugar à formação progressiva de um terreno favorável ao desenvolvimento de arteriosclerose (endurecimento das artérias, com tendência à obstrução).

Os estudos propiciaram uma melhor compreensão do processo e a identificação das moléculas ativas de HDL no fenômeno de liberação de NO. A indústria farmacêutica poderá vir a valer-se da nova descoberta para a produção de medicamentos.

http://www.google.com (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: O presente trabalho foi publicado na revista J. Clin. Invest. 2004, February 15; 113 (4): 569-581, http://www.pubmedcentral.nih.gov.