Mera ficção ? Não ! O teletransporte quântico de dados é uma realidade.

Aqueles "fissurados" nos episódios de Guerra nas Estrelas talvez não mais recebam com ceticismo, ou mesmo indiferença, a ordem dada pelo Capitão Kirk a um de seus homens: "Teleporte-nos, Scottie". É isso mesmo: o teletransporte já existe. Mas, calma! "Por enquanto", funciona somente para troca de informação.

Pesquisadores conseguiram, da Austrália, transmitir uma mensagem em várias partes, a uma rede de destinatários, segundo um procedimento de teletransporte, usando a física quântica. A experiência foi descrita na revista Physical Review Letters, tendo sido realizada por Andrew Lance, estudante australiano, e Thomas Symul, pesquisador francês do Departamento de Óptica Quântica, da Universidade Nacional de Camberra (ANU) (Austrália), em colaboração com Barry Sanders, professor da Universidade de Calgary (Canadá).

Neste contexto, em que consistiria o teletransporte? Em construir uma mensagem, desintegrá-la e, depois, novamente reconstruí-la. Na experiência realizada, os pesquisadores transmitiram à rede de destinatários um som de alta freqüência, mas, segundo eles, poderia tratar-se de uma mensagem falada ou escrita.

A segurança dos sistemas informáticos mundiais poderá, com essa descoberta potencial, ter uma melhora significativa, podendo ser beneficiados órgãos financeiros e de defesa, dizem os pesquisadores. O compartilhamento secreto de dados é considerado como elemento essencial das telecomunicações atuais, de informática e de trocas bancárias.

O que, agora, pode parecer novidade, já fora realizado, em 2002, por dois cientistas da ANU, que conseguiram teletransportar informações usando raio laser. Contudo, conforme informa Lance, o que acaba de ser realizado "trata-se de uma forma bem mais complexa de teletransporte de informações, na medida em que implica múltiplos destinatários".

Mas, para nós, amantes de Jornada nas Estrelas, que sonhamos viajar em um clarão, no momento, o que nos resta é nos contentarmos com os filmes ou episódios transmitidos pela televisão. A ordem dada a Scottie ainda não pode ser obedecida!

TF1 (Consultado em maio de 2004) (Tradução/Texto - MIA), http://news.tf1.fr.

Veja mais:
Transmissão instantânea de informação graças à "teletransportação" quântica