Colocaram nanopartículas de prata na cola. Resultado : circuitos
ultrafinos podem ser fabricados sobre substratos poliméricos.

Transformar metais preciosos em nanopartículas? Sim, é possível! Responde a Daiken Chemical (Japão) que acaba de desenvolver uma cola contendo forte concentração (81%) de nanopartículas de prata, medindo várias dezenas de nanômetros de diâmetro.

A tecnologia para a fabricação de tais partículas é de custo baixo e foi desenvolvida pela empresa e pelo Osaka Municipal Technical Research Center, permitindo a transformação de metais preciosos em nanopartículas.

Trata-se de uma inovação que possibilita a formação de circuitos ultrafinos, a temperaturas de calcinação da ordem de 200-300 0C, sobre substratos de poliimida, resina epóxi ou outros materiais sensíveis ao calor.

A inovação permite a criação de circuitos elétricos, com espaçamentos de 30 mícrons, sem defeitos de condutividade. Cresce mais e mais no mercado a demanda por colas condutoras, tais como a cola condutora com nanopartículas de prata.

Algumas das utilizações: fabricação de dispositivos eletrônicos; circuitos impressos; "soldagem" de chips sobre circuitos integrados.

Japan Chemical Week, May 21, 2004. (Tradução/Texto - MIA)