Descoberto novo estado quântico da matéria.

A revista Nature, de 20 de abril de 2004, reporta experiência realizada por cientistas do Instituto Max-Planck de Pesquisa Fundamental de Óptica, de Garching, e da Universidade Gutenberg, de Mayence (ambos da Alemanha). Segundo o artigo, os pesquisadores criaram um novo estado quântico da matéria, à baixíssima temperatura, no qual os bósons (partículas que obedecem à estatística de Bose-Einstein, na qual não há restrição quanto número de partículas que podem existir simultaneamente no mesmo estado) se comportam como férmions (partículas que obedecem à regra que diz que a função de onda de diversas partículas idênticas troca de sinal quando as coordenadas de um par são intercambiadas).

O físico americano Marvin D. Girardeau há 40 anos tivera a idéia do gás de bóson "fermionisado" e, somente agora, esse estado pôde ser evidenciado experimentalmente.

Os bósons e os férmions constituem duas grandes classes de partículas elementares. Uma vez que bósons ou férmions se aproximam entre si, revelam dois comportamentos radicalmente diferentes. Enquanto os primeiros são "sociáveis", tendendo a ficar próximos e mesmo a se fundirem entre si, os férmions evitam o contato com seus semelhantes, permanecendo "solitários".

IDW, Max-Planck-Gesellschaft, May 21, 2004. (Tradução/Texto - MIA)