Empresa brasileira lança biomembrana inédita.

Uma biomembrana natural para cicatrização de feridas de difícil recuperação deverá revolucionar o tratamento de lesões, como as causadas nos membros inferiores de diabéticos, e que, se mal-tratadas, podem levar à amputação. Além dessa aplicação, outras sete ou oito estão em estudo, prometendo, para breve, soluções para casos como tímpano perfurado até reconstrução de dentes.

A paulistana Pele Nova Biotecnologia investiu dez anos e R$ 10 milhões no desenvolvimento da biomembrana, patenteada em 60 países, e em lançamento no Brasil nesta semana sob a marca Biocure. A empresa, liderada por Ozires Silva, planeja exportar o produto.

Para isso, está montando os dossiês para pedido de registro no Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e no órgão regulador de medicamentos da Europa.

Biomembrana

A coordenadora do departamento Médico da Pele Nova, Eleonora Silva Lins, afirma que entre as novas aplicações da biomembrana, em estudo, estão a restauração de tímpano perfurado; fechamento da parede abdominal após extração de tumores; reconstrução de artérias (artereoplastia), de dentes e do tecido conjuntivo-ocular; e tratamento de ulcerações em pacientes que usam sondas permanentemente.

"Todas essas possibilidades encontram uso prático e poderão ser comercializadas no futuro", considera Eleonora.

Segundo a executiva, é difícil projetar o retorno do investimento, porque o produto não tem similar. Ou seja, como pioneiro, abrirá mercados. Dentro de três meses, a Pele Nova deverá ter noção da demanda.

Custo

Se depender do custo-benefício, a Biocure tem tudo para emplacar. O tratamento durante dois meses de uma ferida crônica de porte médio causada por diabetes custa R$ 570 (20 unidades, a R$ 28,50 cada), e pode levar à regeneração completa. A alternativa, pelo mesmo período, com material derivado de células vivas, importado da Suíça, custa US$ 30 mil.

O Biocure não será disponibilizado diretamente ao público. "Os pacientes devem falar com seus médicos, que darão a prescrição de uso, e como utilizar o material", afirma a executiva da Pele Nova.

Embora ainda não haja acordo de vendas ao governo, a Pele Nova dissemina o produto nos principais hospitais da rede pública em todo o País para familiarizar os profissionais com o Biocure.

Nota do Manging Editor: O texto desta notícia, de autoria de Viviane Mottin, foi veiculado pelo jornal O Estado de São Paulo, de 18 de junho de 2004.