Computador controlável por gestos ? Era só o que faltava !

Parece coisa de Science Fiction! Mas, afinal, o que é Science Fiction hoje em dia? Lembremo-nos de que no filme 2001, Uma Odisséia no Espaço, o computador gigante, Hall 9000, até falava. Pois é!

Hoje, um computador controlado por gestos acaba de ser desenvolvido pela Hitachi (Japão). Tal computador pessoal é controlável pelo movimento das mãos, valendo-se de detectores infravermelhos que, interpretando os movimentos das mãos e dos braços, são capazes de realizar sete operações diferentes.

Quer um exemplo do funcionamento? Basta que o utilizador desloque a mão da esquerda para a direita, horizontalmente, para ter na tela a página seguinte. Quando a mão é deslocada, diagonalmente, de baixo para cima e da esquerda para a direita, o PC transforma uma imagem fixa em uma imagem animada. E como fazer a animação parar? Simples: - basta colocar a mão diante da tela.

Foi pensando em um amplo leque de possíveis utilizadores que a empresa desenvolveu o novo computador. Imagine, por exemplo, trabalhadores de grandes fábricas que - tendo que lidar com graxa e ficando com as mãos lambuzadas -, precisam visualizar um gráfico. Não podem, é claro, digitar num teclado e, muito menos, manusear um mouse. Pense, ainda, naqueles que desejam cozinhar e, ao mesmo tempo, ver a receita na Internet. E também nos médicos que tenham necessidade de seu PC, quando de uma operação já em curso.

A Hitachi utiliza detectores infravermelho, cujas performances são pouco afetadas por luzes exteriores e interiores. Qual a vantagem desse tipo de detector? O desenvolvimento de produtos de baixo custo, quando comparados a aqueles que usam detectores do tipo CCD (Charged-Coupled Device) para realizar o reconhecimento de movimentos.

Dentro de dois anos a empresa pensa desenvolver um produto, comercialmente viável, utilizando essa tecnologia.

The Nihon Keizai Shimbun, August 21, 2004. (Tradução/Texto - MIA)

Veja mais:

A linguagem dos sinais, usada por deficientes surdos-mudos, pode agora ser traduzida por uma luva eletrônica.