Novo compósito condutor de corrente : o Metal-Plástico.

Quando os experts dos polímeros da Siemens, de Erlangen (Norte da Baviera), "arregaçam as mangas", é só aguardar por novidades no front. É isso mesmo - acabam de desenvolver um compósito à base de polímero e metal que, mesmo sendo trabalhado como plástico, conta com as propriedades elétricas e eletromagnéticas do metal. Em suma: um híbrido Metal-Plástico!

O novo material promete facilitar a produção de peças elétricas, como os circuitos de comando dos motores elétricos. Quando ainda quente, o híbrido pode ser utilizado nas injetoras à pressão da indústria de plásticos.

E o Metal-Plástico não deixa por menos! Numerosas experiências atestaram que ele permite a realização, em uma só etapa, de trilhas elétricas e os pontos de contato de plugs e cabos de conexão. As pesadas etapas de soldagem tornam-se supérfluas, sendo, assim, simplificada sobremodo a produção.

Qual a composição desse supermaterial? A Siemens "entrega": cerca de 50% de cobre e de 10 a 20% de plástico. O resto forma uma massa que funde à temperatura relativamente baixa.

IDW, Siemens AG, September 06, 2004. (Tradução/Texto - MIA)