Nova técnica para emissão de fótons : agora, um a um.

Artigo publicado na revista Nature, de fim de outubro de 2004, dá conta de que, na Alemanha, pesquisadores do Instituto Max-Planck, de Garching, lograram um grande tento: com um controle jamais visto, produzir fótons individualmente.

Um único íon cálcio - localizado com o auxílio de uma armadilha de íons -, foi utilizado pelos pesquisadores. Excitado com um laser, o sistema emite fótons um a um. Não apenas o momento da emissão, mas, também, a forma do pulso podem ser controlados com grande precisão.

O que realmente surpreende nessa fonte é o tempo de funcionamento: ilimitado? Não, mas quase! Em se tratando de procedimentos de tratamento da informação quântica, a experiência em questão tem aplicações importantes.

O domínio da interface quântica entre átomos e fótons é um elemento essencial para ligar operações sobre os estados quânticos atômicos à troca de informação, à distância, realizada pelos fótons.

Os pesquisadores vêm possibilidades de aplicações diretas para se obter sistemas de informação seguros.

Press Release of Max-Plack Institute, October 28, 2004. (Tradução/Texto - MIA)

Veja Mais:

"Interruptor" fotônico é descoberto por pesquisadores canadenses.

Novo uso da radiação no infravermelho.