Benzeno novamente na berlinda. Baixa exposição pode trazer problemas
à saúde ?

Os leucócitos, glóbulos brancos do sangue, têm um papel crucial no funcionamento do sistema imunológico. Elementos químicos que venham a interferir com eles podem provocar danos - muitas vezes irreversíveis -, à saúde. Escusado dizer que todo o cuidado com tais agentes é pouco!

Está provado que o benzeno é um agente químico altamente perigoso, que pode fazer com que aumentem os riscos de leucemia - doença caracterizada pela desmedida proliferação de glóbulos brancos do sangue -, e de outras doenças sangüíneas. Um novo estudo, realizado por americanos e chineses, revelou que, mesmo uma fraca exposição a esse agente, poderá ser altamente nefasta, afetando os glóbulos brancos.

Estudo realizado na China junto a trabalhadores de uma fábrica de calçados, expostos a menos de 1 ppm (parte por milhão) de benzeno, revelou uma baixa altamente significativa no número de seus glóbulos brancos. Revelou, ainda, um declínio das células na medula óssea que formam os glóbulos brancos.

Embora a legislação americana limite, no local de trabalho, o começo da exposição ao benzeno a 1 ppm, o estudo evidencia que a composição do sangue é afetada mesmo em níveis inferiores. Um dos autores da pesquisa, doutor Nathaniel Rothman, diz não ser possível afirmar que isso possa levar a um futuro risco de doença, mas, segundo ele, "isso coloca a questão de se saber o que se passa na medula óssea", após uma fraca exposição ao benzeno.

O uso do benzeno na industria é freqüente. Ele é largamente empregado na fabricação de plásticos, resinas, adesivos e fibras sintéticas. Estão constantemente expostos a emanações de benzeno os empregados de navios, de oficinas de automóveis, de confecção de calçados, de refinamento e transporte de petróleo, para citar apenas alguns.

Doutor Rothman chama a atenção para a necessidade de um aprofundamento das pesquisas, para que melhor se compreenda os efeitos sobre o sangue de uma fraca exposição ao benzeno. A saúde dos trabalhadores, segundo ele, é primordial, portando, "a questão é saber quais são as conseqüências sobre a saúde".

Nature, December 2004. (Tradução/Texto - MIA)

Veja mais:

Fabricação de microprocessadores e câncer: há alguma ligação?